Connect with us

Apple

Novo Sistema operacional da Apple, o OS Snow Leopard é lançado

Snow Leopard, o novo sistema operacional da Apple chega ao mercado com inovações e melhora ainda mais o já excelente Leopard. É, parece que o windows vista ficou para tras. Será que o futuro windows 7 dá conta do recado?

Novo sistema operacional da Apple – O Snow Leopard, demonstra avanços se comparados ao Leopard (versão antiga). Comparando com o Windows Vista, entretanto… (bom, melhor você ler o post… )

Mac Os X Snow Leopard

Pois é galera, acaba de ser lançado o novo sistema operacional da Apple: o Snow Leopard. Para quem não sabe, sistema operacional, é o nome dado aqueles programas que gerenciam tudo no seu computador. É através deles que você abre arquivos, visualiza fotos, vídeos, roda música, e executa outros programas. Existem 3 sistemas mais famosos no mercado atualmente. O Linux Ubuntu (aquele do pingüim), o Apple OS Snow Leopard, e o Microsoft Windows Vista. UbuntuO primeiro é open source, ou seja, é gratuito. E não, nem por isso ele é pior. Ele é tão bom quanto os outros, e seu principal defeito, que antigamente era a interface gráfica, já foi resolvido com a versão Ubuntu. Ele não possuí últimos avanços em tecnologia como o novo Snow Leopard, mas em breve deve chegar uma nova versão (como o Windows 7 que deve substituir o Windows Vista). Na minha humilde opinião pessoal, diria que o principal problema dele é a compatibilidade de hardwares e programas, e a falta de interesse da grande massa. Ok, mas vamos falar da realidade neste momento, e de um futuro próximo, ou seja, até 21 de outubro deste ano. Até a data indicada, nada deve mudar.

Com a Microsoft divulgando seu novo lançamento, o Windows 7 que chegará ao mercado no dia 22 de outubro, conforme adiantamos aqui no blog, a Apple decidiu por suas asas de fora, e como de costume, fazer a Microsoft voltar a prancheta. Não, não é “puxa-saquismo”, nem procuro ser tendecioso. Sinceramente, sou completamente CONTRA a política comercial da Apple. Tenho meus motivos e prentendo escrever uma reportagem sobre eles em breve. O título será: Fique rico com um produto “bom”. rss. Ok, não significa que eu goste da política da Microsoft e da Linux também.

O novo sistema operacional Apple Snow Leopard, é mais rápido, mais moderno e mais eficiente que o atual Leopard. Não representa uma graaaande inovação, mas se comparado com o Windows Vista…, bem, se comparado com o Windows Vista estaríamos falando de comparar uma TV de LCD com uma TV normal, ou usando outras analogias, uma Ferrari com um gol, ou um sistema de som Bang & Olufsen com um sistema de som da Cce. Não dá para comparar. Por que? Bem, por diversos motivos, mas o principal deles é como cada um foi concebido (e também tem a ver com a estratégia de cada empresa). Para deixar de uma forma super resumida e muito simples, imagine o seguinte:Windows Vista

Você tem dois terrenos e quer construir dois projetos distintos, um em cada terreno. Mas os dois projetos competem entre si. A única coisa que vc pode escolher é, em qual terreno construir, e qual será sua estratégia de vendas e marketing (em um momento inicial). Aí, a construtora Microsoft, chegou e resolveu comprar o terreno A, que era composto de areia.  A construtora Apple, comprou o terreno B, composto de terra firme e pedregulho. Em resumo, A Apple construiu um projeto em cima de algo bom, e a Microsoft não. A Microsoft pode repintar o prédio, refazer as parades, enfim, reconstruir tudo o que quiser, mas não adianta. O problema está na fundação. Para se consertar isso, só apagando tudo e começando de novo. E isso faria com que a Microsoft perdesse grande tempo de evolução, pois a Apple estaria uns 15 anos a frente.

Bem, a Microsoft resolveu refazer tudo do zero assim mesmo (palmas para a Microsoft), mas como já era de se esperar,

faltou um pouco de…. bem… de …. criatividade, design, versatilidade, foco no usuário, e mais uma lista de coisas que não vale a pena comentar. Em resumo, o Windows XP, o grande avanço Microsoft, resultado dessa nova elaboração do sistema operacional, chegou ao mesmo tempo que o Apple OS X. Foi brincadeira de criança para a Apple. O Windows XP é bom, mas o OS X é MUITO superior. A propaganda da Apple na ocasião era: “Windows, back to the dashboard” (algo como, Windows, volte para a prancheta). Em seguida, o Windows “evoluiu” para o Vista, o OS para o OS X Snow Leopard. Como já é de conhecimento de todos, sim, foi um retrocesso para a Microsoft e

continuará sendo um avanço para a Apple, que dia após dia, ganha participação no mercado de sistemas operacionais, e finalmente começa a ameaçar o reinado Microsoft neste âmbito. Lembrando que, não estamos falando apenas de um software bom. Prova disso, é que o Windows mais rápido da história, rodou em um Apple. Ironia, não?

Vamos a lista de Inovações do Snow Leopard:

Nova aparência e nova funcionalidade para o Exposé e StacksSnow Leopard 03

Backup mais rápido no Time Machine

Instalação mais rápida e confiável

Mais rapidez para sair do repouso, participar de uma rede sem fio

Ocupa menos espaço no HD (6 GB a menos)

Novo Quicktime

Nova digitação de caracteres através do touchpad

IChat mais estável e confiável além da melhor resolução

Interatividade entre programas

Atualização automática de drivers

Snow Leopard 06 Ajustes automáticos de fusos de acordo com sua geo-posição (útil para laptops)

Fácil recorte de textos de pdf

Um Safari melhor e mais rápido (navegador de Internet)

Facilidade de ejeção de drivers

Compartilhamento mais eficiente

Obviamente, o mais importante de todos, suporte total a tecnologia 64 Bits

Backup da maquina 50% mais rápido

Cada um destes itens citados, representa um avanço distinto e poderíamos perder uma reportagem falando de cada um deles. Mas caso você tenha interesse em conhecer mais dessas novidades, comente ou nos escreva. Teremos um enorme prazer em lhe explicar qualquer dúvida, questionamento, crítica ou elogio. Nos próximos posts,  tentarei descrever pontos importantes desta lista de 15 inovações.

por Juliano Todeschini / [email protected]

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top