Conecte-se conosco
Hearing Guardian review

Ciência e Tecnologia

Novo software promete recuperar a audição do usuário

Baseando-se em sólidos estudos sobre o assunto, uma empresa sul coreana afirma ter desenvolvido uma espécie de software para treinar, identificar e recuperar regiões danificadas do aparelho auditivo.

hearing guardian V1 recuperar audição

Será que é possível usar um computador para “recalibrar” o aparelho auditivo? Baseando-se em sólidos estudos sobre o assunto, a empresa sul coreana Earlogic Korea desenvolveu uma espécie de software para treinar o ouvido, e assim, identificar e recuperar regiões danificadas.

Conhecendo a tecnologia:

Com uma tecnologia desenvolvida no Centro de Fisiologia Auditiva da UCLA, em Los Angeles, e aprovada pelas agências reguladoras de saúde dos Estados Unidos e Coréia do Sul, o Hearing Guardian V1 promete restaurar até 10 decibéis (10dB) de audição perdida, caso identifique alguma célula ciliada danificada a partir da frequência auditiva do usuário. Esta eficiência contraria a ideia de que a perda de audição seria irreversível (para mais informações, consulte este link).

Hearing Guardian review

Segundo afirma o Dr. Sang Yeop Kwak, pesquisador-chefe e CEO da Earlogic (representada no Brasil pela empresa BIOSOM), o software consegue proteger a audição da poluição sonora e, consequentemente, eliminar sintomas como zumbido e recuperar a sua perda auditiva. O programa é um gerador de sinais sonoros aliados a um sistema de condicionamento, com capacidade de testar a condição auditiva do usuário e reduzir danos causados pela influência de ruídos excessivo presentes no ambiente e também resultantes do envelhecimento.

O software atua testando a audição do usuário, por meio de uma espécie de audiometria na qual é verificada a situação do aparelho auditivo. Identificados possíveis danos, o programa passa a emitir sinais sonoros, estimulando os terminais nervosos responsáveis pela audição, localizados na cóclea (parte auditiva do ouvido interno).

Mas funciona mesmo?

Os efeitos da tecnologia, no entanto, não deixam se ser controversos. Especialistas do aparelho auditivo criticam a eficácia deste tipo de tratamento, questionando a qualidade dos testes audiométricos, vez que estes dependem da qualidade dos fones de ouvido escolhidos pelo usuário. Diferentes entre si e de qualidade variável, estes gerariam audiometrias bastante imprecisas.

O fabricante, todavia, afirma que pesquisas realizadas pelo hospital da Chung Ang University, na Coréia do Sul, e pela Samsung, restou comprovado que a utilização adequada da tecnologia – duas vezes por dia, ao menos por duas semanas – pode recuperar em até 10dB ( cerca de cem vezes) a audição. Para quem não entendeu, aí vai um vídeo sobre a tecnologia:

Teste online:

A empresa disponibiliza um teste online, para que interessados possam avaliar se o aparelho auditivo está em boas condições. Para avaliar o software, realizei o teste e fiquei surpreso com a pontuação: 73%, com o parecer abaixo:

73% pode ser considerado um resultado regular. Neste quadro, você consegue conversar normalmente com as pessoas sem se preocupar com o volume, todavia, recomenda-se certa preocupação para manter a sua audição saudável.”

Download (Windows / Macs):

O programa está disponível para PCs com o sistema Windows ou computadores Mac (Apple). Faça o download clicando no link ao lado: Hearing Guardian (Windows) /  Hearing Guardian (Macintosh). A instalação é rápida, embora a empresa te peça para fazer o mesmo cadastro umas 2 ou três vezes (online e no programa). Fica a dica para otimizarem esse registro, né?

Instruções de Uso:

Para utilizar, instale o software em seu computador e siga as instruções abaixo (a empresa disponibiliza vídeos na web, se você preferir):

  1. Clique no ícone dos fones de ouvido para ligar o programa
  2. Clique na letra L (esquerdo) e selecione o INDEX 1 e ajuste no volume mínimo audível (quase imperceptível ) no lado direito da tela.
  3. Clique na INDEX 2 e ajuste no volume mínimo audível.
  4. Faça o mesmo procedimento do INDEX 3 até INDEX 9.
  5. Depois de ter feito os ajustes do lado esquerdo, clique na letra R (direito).
  6. Clique no INDEX 1 e ajuste no mínimo audível (quase imperceptível) com o volume que está no lado direito da tela.
  7. Clique no INDEX 2 e ajuste no volume mínimo audível.
  8. Faça o mesmo procedimento de INDEX 3 a INDEX 9.
  9. Depois de ter feito todos os 18 INDEXES, clique no Geração de sinal.
  10. O software fará uma contagem regressiva de 30 minutos condicionando a frequência mais danificada da sua audição. (o som será emitido somente para um lado do ouvido).

Interessou? Experimente e conte pra gente se você notou melhoras na sua condição auditiva.

Para mais informações, visite o site da fabricante.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top