Conecte-se conosco
Windows-8_screenshot_0511

GADGETS

Novo Windows 8 (informações, vídeos e imagens)

Esta semana, a Microsoft apresentou ao público os primeiros traços do que será o seu novo sisitema operacional, o Windows 8. O anúncio, feito durante a D9 Conference, apresentou uma versão totalmente remodelada do sistema…

Esta semana, a Microsoft apresentou ao público os primeiros traços do que será o seu novo sisitema operacional, o Windows 8 (nome ainda não definitivo, segundo a própria empresa).

O anúncio, feito durante a D9 Conference, apresentou uma versão totalmente remodelada do sistema, claramente inspirada no sistema mobile da MS, o Windows Phone 7: ao invés de ícones, foram adicionados os “Live Tiles“, blocos com informações mais completas sobre cada programa, dados de redes sociais, previsões de tempo, etc.

Voltado tanto para PCs tradicionais quanto para tablets e outros dispositivos com telas sensíveis ao toque, o Windows 8 rodará dois tipos de software: os tradicionais “programas” e os novos “aplicativos“, escritos em HTML5 e JavaScript, no mesmo estilo dos existentes nos sistemas operacionais móveis, como o iOS e o Android. Noutras palavras, o melhor dos dois mundos.

Outra grande vantagem do sistema será a possibilidade de redimensionar as janelas e aplicativos, fazendo com que este seja o primeiro SO com multi-tarefa de verdade (e não SO com apps em background) e, até agora, o primeiro com opção de ver duas janelas lado a lado nativamente. O redimensionamento, muito comum em PCs e Notebooks, até hoje não havia chegado ao Android e ao iOS. E, quem possui um tablet sabe o quanto este recurso faz falta.

A apresentação teve como grande destaque a imensa fluidez do sistema, que não tem similares nem nos dispositivos atuais mais avançados. Segundo a MS, o Windows 8 ainda exigirá menos do hardware do que o atual Windows 7.

Entre as promessas da Microsoft para o novo sistema estão:

  • Início mais rápido do sistema como um todo, visando o “sempre ligado” dos tablets.
  • Intercompatibilidade entre aplicativos das plataformas ARM e x86.
  • Retrocompatibilidade com programas feitos para o Windows 7.
  • Sistema inteligente de atualização dos aplicativos, no qual o sistema “acorda” rapidamente do repouso, atualiza os apps, tiles e programas, e volta ao repouso em seguida.
  • Windows App Store (não anunciado, mas dá pra ver claramente um “tile” com referências à loja).
  • Novo navegador Internet Explorer 10, totalmente otimizado pra dispositivos móveis.

Para se ter uma idéia, veja abaixo o vídeo de um protótipo de tablet rodando o Windows 8:

Por fim, o vídeo introdutório do Windows 8, apresentado em nosso post anterior:

Fonte: Inside Techno, Engadget.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top