Connect with us
Nvidia Tegra K1

Ciência e Tecnologia

Nvidia anuncia o Tegra K1, com GPU de 192 núcleos

Nvidia anuncia o Tegra K1, com GPU de 192 núcleos

Nvidia Tegra K1

A Nvidia anunciou hoje, na CES, a nova versão de seu system-on-a-chip para celulares, o Tegra K1. A grande novidade é que, segundo a empresa, o chip possui 192 cores CUDA que prometem trazer qualidade gráfica equivalente à de notebooks aos smartphones, sem sacrificar a vida útil da bateria. Para fins de comparação, o Tegra 4, lançado ano passado, possui “apenas” 72 cores em sua GPU.

O Tegra K1 será vendido em duas versões: uma quad-core 32 bits, baseada na tecnologia ARM Cortex A15 e até 2,3 GHz, e uma versão dual-core 64 bits de até 2,5 GHz, esta baseada no processador “Denver“, o primeiro design de CPU customizado pela Nvidia, também baseado arquitetura ARM. O primeiro modelo deverá chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2014, enquanto o segundo somente estará disponível no segundo semestre.

O grande destaque do novo processador, segundo a Nvidia, é sua capacidade de processamento gráfico, que se equipara à capacidade gráfica de notebooks atualmente no mercado (desconsiderando os que possuem placa gráfica dedicada). O avanço sobre a versão anterior seria tão grande que a empresa alega não fazer sentido chamar o novo chip simplesmente de Tegra 5.

Além de smartphones, o novo chip terá como foco também TVs, devido à sua capacidade para rodar vídeos com resolução 4K.

Resta avaliar se o K1 terá melhor sorte que o Tegra 4 no mercado, que acabou não sendo adotado por muitas fabricantes de smartphone.

Fonte: The Verge

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top