Conecte-se conosco
download-icon1

Computadores

O Guia Definitivo sobre Downloads

Se você já se perguntou “Como eu faço para fazer o download daquele programa? Filme? Música? Seriado?”, não se considere um ignorante.

Realmente, em se tratando de baixar arquivos na internet, nem tudo é simples.

Sendo assim, descrevo abaixo algumas dicas e situações que podem lhe ser úteis (com as indicações de onde encontrar os programas citados ao final do texto).

 
Ok, ok…. se o mundo dependesse só de programadores, precisaríamos ler um livro só para abrir uma porta.

Ainda assim, alguns monstros-de-sete-cabeças que atacam os não tão empolgados em informática podem ser resolvidos com algumas explicações.

Por exemplo, se você já se perguntou “Como eu faço para fazer o download daquele programa? Filme? Música? Seriado?“, não se considere um ignorante.

Realmente, em se tratando de baixar arquivos na internet, nem tudo é simples.

Sendo assim, descrevo abaixo algumas dicas e situações que podem lhe ser úteis (com as indicações de onde encontrar os programas citados ao final do texto):


Existem várias formas de se obter um arquivo da internet. A mais tradicional é visitar um site, clicar num “link” salvar o arquivo que aparece em seu computador.

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do seu ponto de vista), existem diversas leis que proibem downloads em diversos países, além de várias formas de localizar e compartilhar arquivos em computadores pessoais e servidores. Sendo assim, a tempestade se inicia nos mares da internet.

Com o intuito de solucionar as dificuldades causadas por estas questões, de tempos em tempos, surge algum usuário ou empresa trazendo ao mundo um programa para facilitar e acelerar os downloads. São exemplos: Napster, Emule, Limewire, Bit-torrent, FDM, dentre outros.

A maioria deles tenta ser “user-friendly”, ou seja, simples e compreensível, mas diversas questões surgem na cabeça dos novos usuários.

Dessa forma, tentarei explicar a seguir alguns dos métodos mais comuns e eficientes de se obter arquivos pela intenet:
.
.

1. FDM:

Sigla para o programa Free Download Manager, um organizador de downloads e torrents.  Ele é um intermediário que serve para acelerar o tempo de espera que um arquivo leva para chegar ao seu computador, procurando várias cópias do mesmo arquivo em diversos servidores e fazendo o dowload de pedaços de cada uma para chegar, ao final, a um arquivo completo em seu computador.

Isto realmente funciona, pois os servidores tem uma velocidade muito variável. Então, usando um só, você nem sempre usa toda a potência da sua internet. Agora, usando vários servidores, já dá para imaginar a diferença, certo?

 
Por aceitar qualquer arquivo, inclusive torrents, é o mais recomendado para se usar.

Recomendação: excelente para complementar e acelerar o seu uso do seu navegador Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome, etc.
.
.

2. EMULE:

É um outro programa para baixar arquivos.  A sua vantagem é que, dentro do programa, você pode fazer a pesquisa pelos arquivos que quiser, sem necessidade de visitar nenhum site especializado. Além disso, o Emule reune o arquivo de todos os usuários que possuem o programa, facilitando com que você encontre o que procura.

Sendo assim, após instalar e configurar o Emule (ou Dreamule, dependendo da versão), basta ligá-lo, digitar o nome do arquivo na caixa de pesquisa do programa, e clicar num dos arquivos que aparece em uma lista para começar o download.

O Emule salva todos os arquivos numa pasta chamada incoming. Mas, se você preferir, para usar o arquivo baixado, basta clicar em cima dele quando estiver completado (barra verde, ao invés de vermelha).

A desvantagem é que, como os arquivos são dos próprios usuários do programa, muitos podem criar arquivos incorretos ou com vírus. Sendo assim, tome cuidado, e mantenha seu antivírus ligado.  Uma boa dica para lhe ajudar é procurar na lista de downloads (após inciar uma pesquisa) os arquivos com mais fontes e mais confiáveis, que estão sempre em letra azul (reparou que a lista divide-se em nomes em azul, preto e vermelho?).

Recomendação: excelente para baixar músicas avulsas, arquivos, programas, seriados e filmes.
.
.

3. TORRENT:

É uma forma de fazer baixar arquivos.  A diferença é que, diferente da Internet (na qual você clica num link e baixa o arquivo) ou do Emule (no qual você pesquisa pelo arquivo no programa e faz o download), na modalidade Torrent você precisa visitar sites especializados (www.mininova.org , por exemplo), e fazer o download de um arquivo torrent, que nada mais é do que um “link” em forma de arquivo.

Por exemplo, se eu quero fazer o download de um filme, eu devo visitar um site de torrents, procurar pelo filme, clicar no link do arquivo torrent e salvá-lo no meu computador.

A seguir, com um programa como o FDM já instalado em meu computador, eu clico no arquivo torrent que eu já baixei, e ele dará inicio ao download do arquivo que eu quero (o filme).

Quando terminar o download, existem duas situações:  ou o arquivo já está pronto para uso na pasta que você escolheu, ou ele está zipado (compactado em um ou em vários arquivos separados).

Independente do número de arquivos zipados que você encontrar na pasta que escolheu, clique e abra um deles, encontre o arquivo que você quer, e arraste-o para fora do programa zip (no desktop, ou numa pasta, por exemplo). A surpresa: ele descompactará todos os arquivos zipados automaticamente num arquivo só, liberando o seu arquivo (no caso, o filme) para uso.

Uma boa dica é instalar o programa WINRAR em seu computador, para usar nestes casos. Ele é o melhor descompactador de arquivos que eu conheço.

Se, no caso do download de programas, você encontrar um arquivo “.ISO”, você está diante de uma “imagem de CD“, que nada mais é do que uma espécie de foto gravada de um CD, que você pode usar para copiá-la para um CD ou DVD virgem, usando-a quando quiser. Os usuários de diversos programas preferem este formato “.ISO“, pois ele preserva melhor os dados na internet, e facilita a cópia para um CD ou DVD virgem.

Para gravar arquivos .ISO em CDs e DVDs, você precisa instalar um programa (DeepBurner, por exemplo).
Recomendação: excelente para CD´s inteiros, arquivos, programas, seriados e filmes (com mais segurança do que o Emule).
Observação: arquivos torrents necessitam de um programa como o FDM, por exemplo.


Bom, espero que esse tutorial tenha respondido algumas perguntas. Caso queiram, escrevam abaixo outras questões, que eu ficarei feliz em responder.

 

 
 
PROGRAMAS RECOMENDADOS:

 
 

 
DREAMULE – versão do emule adaptada para brasileiros – http://www.dreamule.org/

 

 

 

Escrito por Bruno Martinez

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top