Conecte-se conosco
Nokia-polarisation_01

Geral

O que há por trás dos displays Clear Black, da Nokia?

Lançadas no final do ano passado, as telas AMOLED com tecnologia Clear Black da Nokia são lindas. A tecnologia, presente em smartphones da empresa com os sistemas Symbian (E7), MeeGo (N9) e Windows Phone 7 (Lumia 800 e 900) era um mistério que apenas a empresa finlandesa poderia explicar. E foi exatamente o que ela fez…

Lançadas no final do ano passado, as telas AMOLED com tecnologia Clear Black da Nokia são lindas. A tecnologia, presente em smartphones da empresa com os sistemas Symbian (E7), MeeGo (N9) e Windows Phone 7 (Lumia 800 e 900) era um mistério que apenas a empresa finlandesa poderia explicar. E foi exatamente o que ela fez.

Em tese, a tecnologia destes displays permite que o preto torne-se mais intenso e o ângulo de visão seja melhorado o que, em tese, permitiria um melhor uso em locais com muita iluminação ou ao ar livre. No Blog Conversations, da Nokia, a empresa explica como funciona a tecnologia.

Elas são formadas por 3 camadas, sendo que a primeira delas é dotada de tipo de polarizador linear, que alinha verticalmente as “vibrações” das ondas da luz. Em seguida, vem uma película retardadora para fazer com que a luz polarizada circule para a direita. Numa terceira camada, a luz é refletida e alterna sua rotação para a esquerda.

Dessa forma, a luz passa por todas as outras camadas e neste caminho, ela passa a circular para a esquerda e é alinhada horizontalmente, fazendo com que ela não chegue ao campo de visão de quem está usando o aparelho. Assim, a luz emitida pelo display eletrônico passa a reproduzir as imagens com menos interferência, apresentando cores mais nítidas.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top