Conecte-se conosco
F8_Day1Keynote

Eventos

F8 2016: o que o Facebook vai anunciar?

F8_Day1Keynote

Mark Zuckerberg, co-fundador e CEO do Facebook durante a F8 2015

Esta semana – nos dias 12 e 13 de abril para ser mais preciso – o Facebook irá sediar a conferência anual para desenvolvedores F8, onde deve anunciar novidades e divulgar os planos para o futuro da maior rede social do planeta.

Em 2016, a grande revelação do evento promete ser a chegada dos bots integrados ao Facebook Messenger.

Bots são aplicações construídas para emular atividades humanas e a última tendência entre aplicativos de mensagens, onde são conhecidos como chat bots. Entre as possibilidades oferecidas por estes bots estão solicitar informações, pedir pizza e reservar hotéis, apenas utilizando linguagem natural.

Bots já são bastante populares na Ásia entre usuários de serviços como WeChat e Line, mas agora começam a chegar com força ao Ocidente. Muitos os consideram como sucessores dos apps para smartphones.

smt-Facebook-capa

O Facebook deve liberar uma API para permitir que empresas criem bots que se integram ao Messenger para oferecer serviços e suporte aos 900 milhões de usuários da plataforma. A novidade colocará o Messenger em rota de colisão com as plataformas de bots da Microsoft (anunciada no início do mês) e do Google, ainda não revelada.

Um plugin também será disponibilizado para que as companhias incluam o Messenger em seus próprios sites, induzindo os consumidores a utilizá-lo para entrar em contato com a empresa, ao invés de recorrer ao telefone ou e-mail.

Outro foco de Mark Zuckerberg é a exibição de vídeos online, território historicamente dominado pelo YouTube. A F8 pode ser utilizada para demonstrar novas capacidades para vídeos 360º, visto que o Facebook é dono da Oculus VR, fabricante do Oculus Rift.

A rede social também tem promovido agressivamente o novo recurso de transmissões ao vivo, o que inclui pagar empresas de mídia para usá-la; Na última sexta-feira, nada menos que 800 mil pessoas assistiram o BuzzFeed explodir uma melancia em tempo real através do Facebook Live Video.

Watch us explode this watermelon one rubber band at a time!

Publicado por BuzzFeed em Sexta, 8 de abril de 2016

E por falar em mídia, a ferramenta Instant Articles também deve ganhar destaque na F8 este ano. Esse recurso carrega artigos e notícias em um formato padronizado, sem anúncios, dentro do aplicativo oficial do Facebook para iOS e Android.

Hoje apenas sites selecionados oferecem artigos via Instant Articles, mas o Facebook deve abrir a plataforma a qualquer site interessado em oferecer conteúdo neste formato.

Para quem quiser acompanhar ao vivo, o site oficial da F8 transmitirá o evento nesta terça (12/4) a partir das 14h.

Fonte: Venture Beat

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Eventos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top