Conecte-se conosco
dilema-do-gato

Notícias

O Vestido Parte 2: O gato sobe ou desce?

Depois do vestido, uma nova ilusão está fazendo os internautas discutirem incessantemente. Afinal de contas, o gato está subindo ou descendo as escadas?

dilema-do-gato

No final de fevereiro, uma polêmica tomou conta da Internet: qual era a cor do vestido? Alguns enxergavam azul e preto, outros, branco e dourado. Agora, uma nova ilusão está fazendo os internautas discutirem incessantemente. Afinal de contas, o gato está subindo ou descendo as escadas?

O Dilema

A imagem foi vista primeiro no site de humor 9GAG, replicada pelo Daily Mail e outros sites de notícia, e está se espalhando pela internet. A foto em preto e branco mostra um bichano em uma escadaria, com uma luz ao fundo. Dependendo de como o olhar se ajusta à perspectiva o animal pode ir para qualquer uma das direções – para cima, se a iluminação vier do teto, ou para baixo, se vier do andar térreo. É como o Gato de Schrödinger da arquitetura.

Os argumentos

Existem diversas explicações de cada lado.

dilema-do-gato-descendo

Aqueles que veem o gato descendo dizem que o brilho vem de uma lâmpada no teto, acima e atrás do gato, e que a beirada do degrau só seria visível em uma vista frontal. Outro ponto é a textura vista no degrau, que indicaria uma parte vertical.

dilema-do-gato-subindo

Quem defende o felino ascendente diz que é preciso enxergar a luz por um ângulo diferente, e que uma borda de madeira para os degraus poderia criar o efeito da foto. Não só isso, mas um tecido ou um mosaico fazem um visual texturizado.

Por quê?

Penrose-Stairs

Também não há um consenso sobre como a ilusão acontece. Mas existe outro caso de uma escadaria com uma anomalia ótica: a escada de Penrose. Se você assistiu ao filme “A Origem” deve se lembrar da cena em que  Ariadne, interpretada pela atriz Ellen Paige, aprende a criar uma arquitetura impossível, continuamente subindo e descendo. Esse tipo de ilusão se dá por que uma figura bidimensional é subconscientemente interpretada pelo olho como um objeto tridimensional. É tudo uma questão de perspectiva e uso de sombras.

A Resposta(?)

dilema-do-gato-biologia

É difícil encontrar algum argumento inquestionável. Mas um que não se baseia na escada em si parece ser uma resposta interessante – e tem ganhado adeptos na disputa tirando a resposta da biologia. Alguns comentaristas apontaram que, na foto, o rabo do gato aponta para cima, o que é feito para dar equilíbrio. Quando sobem uma escada, os animais mantêm a cauda abaixada.

Fontes: Page Not Found, Business Insider, Daily Mail.

E aí, o que você vê? O gato sobe ou desce? Deixe seu comentário abaixo e que comece a discussão!

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top