Conecte-se conosco
office-mobile-android

Android

Office Mobile para assinantes do Office 365 chega ao Android

A Microsoft anunciou ontém o lançamento do aplicativo Office Mobile para Android, disponível para assinantes dos planos Office 365 Home Premium ou Office 365 ProPlus através do Google Play.

office-mobile-android

A Microsoft anunciou ontem o aplicativo Office Mobile para Android, disponível para assinantes dos planos Office 365 Home Premium ou Office 365 ProPlus através do Google Play. É um lançamento que completa o suporte às principais plataformas móveis, vez que o app já vinha pré-instalado nos dispositivos com Windows Phone 8 e a versão para iPhone/iOS já havia sido anunciada em junho deste ano.

Podemos usar?

Apesar da empolgação inicial, é necessário se atentar para duas coisas importantes: exigência de assinatura ao Office 365 e acesso apenas nos Estados Unidos da América, por enquanto.

Ser assinante do serviço Office 365 não é algo muito comum pra quem está acostumado a adquirir o pacote para desktop. Então, mesmo que você possua o Office 2013 licenciado em algum PC, não é o mesmo que ser assinante do Office 365, serviço oferecido pela Microsoft mediante o pagamento de uma mensalidade adicional.

Como ainda está listado como disponível apenas nos EUA, usuários que tentarem fazer o download devem receber a informação de que ele não é compatível com seu dispositivo. Nossa equipe fez o teste com diversos aparelhos, mas apenas um Xperia ZQ conseguiu completar o download.

A Microsoft informou que outros países entrarão na lista “nas próximas semanas”, mas não especificou exatamente quando ou mesmo quais países serão contemplados.

Principais recursos

A Microsoft descreve o aplicativo como “a verdadeira experiência Office”, sendo o aplicativo móvel oficial para o Word, Excel e Power Point.

A empresa destaca que o aplicativo oferece suporte completo aos documentos destes programas e que exibe-os perfeitamente, inclusive com gráficos, animações, SmartArts e formas geométricas. Após realizar edições usando o smartphone, você pode esperar abrir o documento novamente no PC ou no Mac e visualizá-los “da forma como deveria”.

Contudo, não foram divulgadas informações sobre compatibilidade com versões específicas do iOS ou do Android.

office-mobile-android-screenshots

O anúncio também enfatizou que o aplicativo foi desenhado com os smartphones em mente, com sua interface se adaptando bem às telas pequenas, como nos exemplos da imagem acima, mostrando as várias miniaturas de slides de uma apresentação do Power Point e a adaptação do fluxo do texto em um documento do Word.

Sincronia e compartilhamento

Um texto interessante no anúncio é: “nós tornamos simplificado o acesso aos seus documentos na nuvem através do SkyDrive ou SkyDrive Pro”. Justamente como poderíamos imaginar, a Microsoft parece não ter planos de oferecer compartilhamento na nuvem com outros serviços, como Google Drive, DropBox, etc.

Outro ponto do texto destaca que é muito simples devolver os documentos atualizados ao SkyDrive ou compartilhá-los por e-mail. Pois é, só e-mail é citado como forma alternativa de compartilhamento, sem confirmação sobre outros meios como o compartilhamento por Bluetooth.

Conclusão parcial

Os textos de anúncio da Microsoft são sempre bem elaborados e prontos para te convencer que o aplicativo é perfeito. Talvez, não seja essa a impressão real de utilização do app.

Quando o acesso no Brasil for liberado, faremos um review mais completo que deverá responder coisas importantes como: roda em quais versões do Android? Abre apenas documentos do Office 2007+ ou aceita os formatos proprietários antigos? Não oferece mesmo compartilhamento pra outros serviços na nuvem? Aceita mesmo todos os recursos gráficos e de edição do aplicativo para desktop?

E, claro, a principal resposta que esperamos descobrir: pagar pela assinatura do Office 365 e obter direito a este aplicativo será mais vantajoso do que comprar algum dos diversos aplicativos que já existem no Google Play para edição de documentos do Office?

Professor na área de Engenharia de Software com enfoque em Desenvolvimento Web e Mobile. Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Louco por tecnologia de maneira geral, principalmente sobre as plataformas Android e Windows. Grande apreciador de Games nas horas vagas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top