Conecte-se conosco
att_4g_lte_logo-580x376oi_Brasil

Geral

Oi apresenta nova tecnologia 4G na Rio +20

A operadora Oi está fazendo, desde o dia 14 de junho, na Rio+20, no Riocentro, uma degustação da tecnologia 4G com participantes da conferência em estande da companhia. O LTE (Long Term Evolution), conhecido como 4G, é um padrão de tecnologia de banda larga móvel…

A operadora Oi está fazendo, desde o dia 14 de junho, na Rio+20, no Riocentro, uma degustação da tecnologia 4G com participantes da conferência em estande da companhia. O LTE (Long Term Evolution), conhecido como 4G, é um padrão de tecnologia de banda larga móvel já conhecido por outros países, mas até agora inexistente no Brasil. Ele foi desenvolvido para ser adotado pelas operadoras de telefonia celular como evolução das atuais tecnologias 3G. No 4G, a velocidade no tráfego de dados pode alcançar até 100 Mbps. A iniciativa de experimentar a nova tecnologia é uma parceria da Oi com Nokia Siemens, Ericsson e Gemalto, com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 No dia 12 de junho, a operadora adquiriu, em licitação realizada pela Anatel, um dos lotes com abrangência nacional para operar telefonia celular 4G na faixa de frequência de 2,5 GHz, no valor de R$ 330.851.000,00, com ágio de 5% sobre o preço mínimo – o menor entre os pagos pelas operadoras para os lotes com cobertura nacional. Além da faixa de 2,5 GHz para o 4G, o lote arrematado inclui a faixa de 450 MHz, voltada para a internet móvel rural, com obrigação de cerca de 17% da cobertura nacional.

Antes de arrematar a licença, a Oi concluiu testes da tecnologia LTE em laboratório e em campo, em parceria com os fabricantes internacionais Huawei, Alcatel, Nokia Siemens, ZTE e Ericsson, nas cidades de Teresópolis, Cabo Frio, Macaé, Itaguaí e Araruama, no Rio de Janeiro. Os testes foram realizados em três etapas: testes de conformidade, de funcionalidades especiais e de desempenho outdoor. Foram avaliadas as características e a performance técnica dos equipamentos, antecipando potenciais problemas de implantação, com o objetivo de garantir a qualidade na entrega dos serviços aos usuários.

Ainda não foram divulgadas informações sobre a data de lançamento do serviço.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top