Connect with us
Rio 2016 Imagem Conceitual

Notícias

Olimpíadas Rio 2016 terão transmissões em 8K e Realidade Virtual

O Serviço de Transmissões Olímpicas, responsável pela transmissão dos jogos, anunciou que vai transmitir 130 horas de conteúdo em 8K (resolução de 7680 x 4320) do evento, com 22.2 canais de som surround. Haverá também o suporte para dispositivos de realidade virtual (VR) como o Gear VR da Samsung.

Rio 2016 Imagem Conceitual

As Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 não serão apenas um show do triunfo humano sobre seus próprios limites físicos, como também servirão como marco histórico para a qualidade das transmissões.

O Serviço de Transmissões Olímpicas (Olympics Broadcasting Services – OBS, em inglês), órgão responsável pela transmissão dos jogos, anunciou que vai transmitir 130 horas de conteúdo em 8K (resolução de 7680 x 4320) do evento, com 22.2 canais de som surround. Acha muito? Então saiba que haverá também o suporte para visualização deste conteúdo por óculos de realidade virtual (VR) como o Gear VR da Samsung.

A titulo de comparação, muita gente no Brasil ainda está conhecendo a tecnologia 4K (com 3840×2160 pixels de resolução), através das smart TVs mais modernas, mas a maioria do conteúdo produzido no país ainda é em qualidade Full HD (1920×1080 pixels de resolução).

Embora mais de 220 países serão beneficiados com mais de 7 mil horas de transmissões padrões (em resolução Full HD / 1080p com som surround 5.1), apenas os residentes do Japão receberão as transmissões em resolução 8K Super Hi-VisionO país é o único lugar do planeta, até o momento, onde já existem modelos de Smart TVs à venda que suportam essa resolução, fabricados pela Sharp.

Sharp-85-8K-TV

As transmissões em 8K para o Japão incluirão as cerimônias de abertura e encerramento, e as competições de natação, judô, atletismo, basquete e futebol.

O objetivo dessa transmissão apenas para o Japão não tem o intuito apenas de ostentar. O país pretende realizar essa transmissão do evento no Brasil, em caráter de testes, pois pretende utilizar a tecnologia nas olimpíadas de Tóquio em 2020. Segundo eles, até lá, muitas pessoas terão acesso ao 8K.

Além das transmissões em 8K, as cerimônias de abertura e encerramento e uma modalidade esportiva por dia serão gravados em Realidade Virtual (VR) e estarão disponíveis para os espectadores de todo o mundo.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top