Conecte-se conosco
Ebola vaccine

Geral

OMS anuncia vacina 100% eficaz contra o Ebola

OMS anuncia vacina 100% eficaz contra o Ebola. Anuncio feito na última sexta-feira (31) afirma que o medicamento teve 100% de eficácia nos testes realizados

Anuncio feito na última sexta-feira (31) afirma que o medicamento teve 100% de eficácia nos testes realizados

O mundo está, pela primeira vez, próximo de proteger os seres humanos contra o vírus do Ebola. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que uma vacina experimental contra o vírus, dizendo que a medicação é altamente eficaz e promissora. A vacina, desenvolvida no Canadá, foi testada em mais de 3,5 mil pessoas, na Guiné, no oeste do continente africano. A proteção contra o vírus chegou a 100%.

Os resultados iniciais dos testes clínicos da vacina VSV-ZEBOV, produzido pelas empresas farmacêuticas Merck e NewLink Genetics, foram realizados em 4000 pessoas em contacto próximo com doentes com o Ebola, demostrando uma proteção de 100% após dez dias. Agora é preciso provar sua eficácia em proteger populações, onde nem todas as pessoas foram vacinada – a chamada “imunidade de grupo”. Por isso, a OMS afirma que os testes vão continuar.

smt-ebola-mapa

Os três países da África Ocidental mais atingidos pelo vírus: Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.

Entretanto, o clima entre os peritos internacionais é de extremo otimismo. “Acreditamos que o mundo está perto de ter uma vacina eficaz contra o Ebola”, declarou Marie Paule Kieny, especialista em vacinas da OMS, durante uma conferência de imprensa em Genebra, na Suíça. Já a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que os resultados, publicados na revista científica The Lancet, eram “um passo extremamente promissor”.

A vacina poderá ser usada para ajudar a combater o pior surto de ebola da história, que já matou 11.294 pessoas (das 27.784 infectadas) desde dezembro de 2013, a grande maioria na África Ocidental. Depois de uma demora para responder à epidemia, a comunidade internacional demonstrou que os esforços para desenvolver vacinas e tratamentos contra a doença foram muito bem sucedidos.

Finalmente uma boa (pra não dizer incomum) notícia para as nações africanas. Não seria uma boa ideia se a comunidade internacional realizasse mais esforços assim?

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top