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Onda dos aplicativos para celulares chega aos rádios para carros

“Baixei um aplicativo legal, quer ver?” A frase é comum entre fãs dos smartphones atuais, seja o sistema operacional em questão o iOS, da Apple, ou o Android, do Google. Mas a indústria de tecnologia quer migrar a moda dos chamados “apps” do seu bolso para o volante de seu carro.
Entre os modelos apresentados na CES 2011, em Las Vegas, destaque para o Parrot Asteroid. Parece um rádio comum, com uma discreta tela de cristal líquido ocupando pouco menos que a metade do display frontal do aparelho. O equipamento, no entanto, é um pequeno computador que roda uma versão própria do sistema operacional Android, do Google.

Operado por voz, o Parrot Asteroid é ligado a um receptor de GPS e um modem 3G, por onde baixa informações relevantes sobre trânsito, localização de pontos de interesse na região por onde o motorista está passando e até rádios digitais, pela internet. “Se você está dirigindo por São Paulo, por exemplo, e quer ouvir sua rádio predileta dos Estados Unidos, é possível”, explica Fabien Laxage, porta-voz da fabricante francesa. O aparelho já vem com sistema de mapas e rádio digital próprio, ser configurado para rodar os aplicativos de preferência do usuário. Sem fios, via Bluetooth, o equipamento é capaz de conversar com aparelhos de MP3 como o iPod Touch para buscar arquivos de música.

A febre dos aplicativos, distribuídos gratuitamente ou vendidos por poucos dólares em lojas como a AppStore, da Apple, ou o Android Market, do Google, revigorou o mercado de softwares. Desde o surgimento do iPhone, em 2007, o setor de “apps” atraiu programadores por sua facilidade de atingir o consumidor final, o menor índice e pirataria – principalmente na comparação com o ambiente Windows – e a perspectiva de crescimento para os próximos anos.

A fabricante de automóveis Toyota também aposta neste caminho, e apresentou o sistema Entune. O equipamento roda um sistema operacional próprio, desenvolvido pela própria companhia. No cardápio inicial, é possível procurar endereços pelo Bing, reservar mesas em restaurantes pelo sistema OpenTable, ouvir músicas pelo Pandora e comprar ingressos para cinema pelo site MovieTickets.com. O sistema leva em conta o caminho utilizado pelo motorista para indicar quais as melhores opções em cada caso.

Em breve, de acordo com a Toyota, será possível adicionar mais aplicativos ao sistema, que será integrado a veículos ainda não anunciados pela companhia. Especula-se o Entune faça sua estreia na nova versão do automóvel híbrido Prius, mais alinhado ao público consumidor de tecnologia.

Já a Oxygen Audio preferiu atrair quem já é dono de um iPhone: com o O-Car, o telefone vira o painel de controle do rádio. A tela sensível ao toque aciona funções como rádio e toca-CDs. É possível também usar aplicativos padrões para o telefone, além de fazer chamadas em viva-voz. Enquanto opera como “computador de bordo”, o iPhone aproveita a ligação elétrica do rádio para carregar a bateria.

Fonte: G1

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Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

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