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Operação Big Hero? NTT apresenta o Sota, assistente médico para idosos

NTT apresenta o Sota, assistente médico para idosos. Pequeno robô será capaz de monitorar sinais vitais e comunicar o estado de saúde do usuário

Hiro e Baymax em “Operação Big Hero”, animação da Disney vencedora do Óscar na categoria neste ano

No filme Operação Big Hero (Big Hero 6), vencedor do Óscar de Animação deste ano, o protagonista Hiro divide às atenções do público com um robô de balão fofinho e muito engraçado chamado Baymax, “seu agente pessoal de saúde”, construído para atender as necessidades médicas das pessoas. A invenção seria muito útil, pois ele pode escanear um ser humano e saber por qual problema físico ele está passando, prescrevendo-lhe um tratamento.

A ficção tem brincado com a ideia há tempos, mas a presença de médicos-robôs nos lares pode finalmente passar de especulação à realidade. A NTT, maior empresa de telecomunicação japonesa, vai começar a colocar pequenos robôs de comunicação nas casas de alguns cidadãos japoneses mais velhos. O Sota (confira na foto abaixo) é um simpático robozinho que promete deixar a vida dos idosos mais segura.

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De certa forma, o lançamento da NTT parece ser uma resposta ao Pepper Robot da Softbank (maior rival da NTT), que foi colocado à venda em junho. Apesar de não ser tão móvel como o robô rival, o Sota é mais barato (custa aproximadamente 800 dólares, além de uma assinatura mensal de cerca de 30 dólares para uso doméstico) e bem menor (apenas 11 polegadas de altura), duas grandes vantagens, considerando o fato de que muitas casas japonesas são pequenas e têm pisos inadequados para um robô de rolamento (piso tatame, por exemplo).

Além de sua capacidade de se comunicar com o usuário por comando de voz, o Sota também pode auxiliar o usuário com funções de saúde através da interação com dispositivos portáteis para verificar a pressão arterial e a freqüência cardíaca de um usuário, por exemplo. O robô também está sendo apontado como uma interface de dispositivos para a Internet das Coisas (IoT), com a capacidade de controlar Smart Tvs, dimmers de iluminação e a temperatura ambiente de uma casa, por exemplo (confira no diagrama abaixo).

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Diagrama ilustrando como a interação verbal do usuário com o Sota interage com a infra-estrutura de nuvem da NTT.

As tecnologias de reconhecimento de voz e síntese de fala da NTT são utilizadas para converter conversa em dados, num sistema de computação em nuvem, que por sua vez envia comandos Wi-Fi a outros dispositivos. A NTT Data (subsidiária responsável pela produção de softwares) irá desenvolver aplicativos e coordenar as informações. Dessa forma a empresa acredita que o Sota trará vantagens reais a seus usuários: “Esperamos oferecer serviços relevantes para que cada família que receber um destes robôs”, declarou o diretor de desenvolvimento tecnológico a NTT Data, Shintaro Watanabe.

Um vídeo divulgado no início deste ano (confira no vídeo abaixo), um Sota é mostrado interagindo com outro robô, o COMU, e um usuário humano. Os robôs demonstram sua capacidade de agir como um tutor bilíngue (inglês-japonês) e até mesmo saudar calorosamente seu usuário depois que ele chega em casa após o trabalho.

A NTT ainda não definiu oficialmente a data de disponibilidade para o Sota, mas a empresa espera começar a oferecer o robô assistente médico para idosos até março de 2016.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

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