Conecte-se conosco
smartphone-produtividade

Android

Os 10 melhores aplicativos de produtividade para Android

Há quem diga que ser produtivo no smartphone é impossível. Mas o celular pode ajudar a produzir mais, confira dez aplicativos de produtividade.

smartphone-produtividade
Há quem diga que ser produtivo no smartphone é impossível. Na verdade, o celular é uma ferramenta poderosa para produzir mais, principalmente se contarmos com os aplicativos certos. Nessa lista, separamos dez apps que irão te ajudar a produzir mais e melhor. Confira:

Do Button by IFTTT

IFTTT-do-button
O IFTTT (acrônimo para “If This Then That“) é um site especializado em criar receitas ou comandos automáticos. Seu nome significa “se ocorrer isso, faça aquilo“, em tradução livre. O que o Do Button faz é automatizar tarefas utilizando um botão na sua tela inicial. Você pode, por exemplo, criar um ícone para que ele dê as direções para casa, não importa onde esteja. Ou então criar uma mensagem padronizada para avisar alguém onde você está. São muitas possibilidades.

Ele está disponível gratuitamente na Play Store.

Trello

Trello
Já recomendamos o Trello em outras listas e é impossível não incluí-lo novamente. O serviço tem um ferramentas simples para organização, mas que são essenciais para qualquer tipo de projeto, desde o planejamento de uma viagem ao controle de tarefas de uma equipe de trabalho. Você pode conferir o blog do Trello para ter dicas de produtividade e conhecer as possibilidades.

O app é gratuito na Play Store.

Google Keep

google-keep
Existem inúmeros aplicativos de notas para Android, mas nenhum deles é tão intuitivo quanto o Keep. Além de se integrar com o Google Drive, o app é ágil para realizar anotações, fazer listas de tarefas e marcar lembretes. É possível, por exemplo, deixar uma mensagem de voz para ser transcrita ou compartilhar notas com amigos e familiares.

O aplicativo é grátis e pode ser baixado na Play Store.

Wunderlist

wunderlist
É impossível ser produtivo sem uma lista de tarefas. Também existem centenas de apps com este fim na Play Store, e o Wunderlist é um dos poucos que oferece os recursos essenciais na versão gratuita. É possível marcar datas limite, lembretes, fazer anotações, adicionar subtarefas, anexar arquivos e deixar comentários, por exemplo.

Baixe o Wunderlist na Play Store.

Evernote

evernote-android
O Evernote também pode ser considerado como um aplicativo para anotações, mas ao contrário do Keep, ele é mais complexo e oferece recursos avançados. Uma das funcionalidades que mais gosto é o WebClipper, extensão que “scannea” e salva páginas da web. Existem alguns “guias não oficiais” com maneiras interessantes de usar o app.

O aplicativo está disponível na Play Store.

Google Drive

googledrive
O serviço de armazenamento na nuvem do Google é um dos que mais oferecem espaço na versão gratuita. A vantagem de usá-lo no Android é a integração com a plataforma e outros apps do Google, como o Gmail, Documentos, Planilhas e o já citado Keep.

Baixe-o na Play Store.

Airdroid

airdroid
O AirDroid traz o smartphone para a tela do computador. Isso significa ficar livre dos cabos para transferir arquivos, fotos e vídeos, além de poder responder mensagens de texto direto do PC. Recentemente ele ganhou um recurso chamado “AirMirror” que permite controlar praticamente tudo no smartphone direto do navegador, mas é preciso ter root no aparelho. As outras funcionalidades, no entanto, já fazem dele um app essencial.

Ele está disponível gratuitamente na Play Store.

Texpand

Texpand-1
Extensores de texto se tornam indispensáveis depois de conhecê-los. Termos que usamos frequentemente no smartphone, como o endereço completo ou informações bancárias podem ser abreviadas em “atalhos“, que ao digitados se transformam no texto completo. O Texpand faz exatamente isso e funciona com qualquer teclado do Android, inclusive com modelos bluetooth.

Ele é gratuito na Play Store.

ClearFocus

clearfocus
O ClearFocus traz a técnica do Pomodoro para o Android. A técnica consiste em dividir os períodos de trabalho em 25 minutos cada, com intervalos de 5 minutos. Além de ajudar a manter o foco na tarefa durante esse tempo, se trabalha um sistema de recompensa interessante, tornando o dia menos cansativo. Esse artigo dá uma geral sobre o conceito, vale a pena a leitura.

Baixe o ClearFocus na Play Store.

Forest: Stay focused

forest-app
Manter o foco é importante, mas o smartphone está recheado de distrações. O ícone do Facebook na tela inicial é convidativo, o Twitter é uma forma deliciosa de descobrir o que está acontecendo no mundo, mas não ajudam a produzir. O app Forest encontrou uma forma interessante de impedir o desperdício no tempo, gamificando o processo. Cada vez que você quer focar em uma tarefa, coloque uma semente na floresta e não saia do app para que ela continue crescendo, caso contrário ela morrerá. O tempo é ajustável, combinando com a técnica do Pomodoro citada acima.

Faça o download do Forest na Play Store.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top