Conecte-se conosco
oscar-technology

Ciência e Tecnologia

Oscar 2015: O Maya e a tecnologia por trás dos grandes filmes

Conheça o Maya, software de criação da Autodesk que está indicado em 16 produções no Oscar deste ano.

oscar-technology

Ninguém sabe ainda quem vai ganhar o Oscar de Melhor Efeito Visual no próximo domingo. Mas uma coisa é certa: independente do filme que leva o prêmio para casa, ele terá usado o Maya, software de animação da Autodesk, Inc. na sua realização.

O software faz parte do universo de criação dos realizadores há quase 20 anos e é presença constante entre os filmes vencedores na categoria de “Melhores Efeitos Visuais, Animação e Curta de Animação“. O Maya tem sido adotado por profissionais das áreas de efeitos visuais e animação desde os mais altos níveis até os amadores e estudantes em início de carreira.

first_character_created_in_autodesk_maya_by_jackbp-d5dl5a2

Interface do Maya, software de animação da Autodesk

O papel que a tecnologia exerce no cinema é cada vez maior e esse ano as indicações da Academia refletem o impressionante impacto da computação gráfica e dos softwares de mídia na indústria global de entretenimento. É justamente nessa área que a Autodesk se destaca, tanto na conquista dos prêmios Técnicos e Científicos, como na criação de alguns dos filmes mais aclamados desse ano.

Fornecer ao mundo do entretenimento plataformas para auxiliar os criadores, é um dos principais compromissos da empresa: “É uma honra contribuir com uma comunidade tão criativa que tem como vencedores dos Oscar de melhores efeitos visuais por quase 20 anos consecutivos usando a tecnologia Autodesk”, explica Chris Bradshaw, vice-presidente sênior da Autodesk.

Os indicados

<> on October 19, 2009 in Santa Clarita, California.

Neste ano, foram 16 produções indicadas ao Oscar (mais do que qualquer candidato individual) que utilizaram o Maya na sua realização. Na categoria de Melhores Efeitos Visuais, todos os 5 indicados contaram com os recursos tecnológicos do software: Capitão América 2: O Soldado Invernal; Planeta dos Macacos: O Confronto; Guardiões da Galáxia; Interestelar e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O trabalho nesses cinco filmes foi obra de milhares de artistas que trabalharam em 25 estúdios de efeitos visuais em 4 continentes com um trabalho abrangente no processo de produção que inclui a pré-visualização através cinematografia virtual, pós-produção e gradação de cores.

boyhood-scene

A fotografia intimista de “Boyhood” utilizou os recursos do Maya na sua realização

Os indicados desse ano para Melhor Animação mostraram uma ampla gama de estilos animados, que inclui desenhos à mão, stop-motion e até computação gráfica. O Maya esteve presente em 4 dos 5 filmes indicados na categoria, sendo eles: Operação Big Hero; Os Boxtrolls; Como Treinar seu Dragão 2 e O Conto da Princesa Kaguaya. O software da Autodesk também esteve presente em 2 indicados ao prêmio de Melhor Curta de Animação com os filmes O Banquete e O Guardião da Barragem.

No entanto, a utilização do Maya não se resume apenas nos filmes em que tradicionalmente se usa tecnologia como animações e ficção científica. Prova disso é que neste ano 7 dos 8 indicados ao Oscar de Melhor Fotografia contaram com os recursos do software para aprimorar suas cores e enquadramentos: Sniper Americano; Birdman; Boyhood; O Grande Hotel Budapeste; O Jogo da Imitação; Selma: Uma Luta Pela Igualdade e A Teoria de Tudo.

Sobre a Autodesk

autodesk-maya

A Autodesk, Inc. (cujas ações na NASDAQ têm o nome de ADSK) é uma empresa de software de design e de conteúdo digital. Fundada por John Walker e 12 outros co-fundadores em 1982, sua sede situa-se atualmente em São Rafael, no estado da Califórnia. A empresa é líder mundial em softwares e serviços de projetos, engenharia e entretenimento em 3D (como o AutoCAD).

No campo das artes e do entretenimento a Autodesk tem sido um parceiro importante para profissionais de design, engenheiros, arquitetos, artistas digitais, estudantes e amadores a imaginar, projetar e criar novas e diferentes formas de expressão, auxiliando no incentivo a criatividade e na superação de desafios técnicos. Para mais informações, visite o site da empresa ou siga seu perfil no twitter.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top