Conecte-se conosco
No Pelé Arena Café aceita pagamento via celular

Ciência e Tecnologia

Pagamento via celular pode ser impulsionado por regulamentação

O presidente do Banco Central anunciou uma nova regulação dos meios de pagamento. A medida terá principal foco o pagamento via celular.

Facahada do Pelé Arena Café que aceita pagamento via celular

No Pelé Arena Café , na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, não é preciso dinheiro ou cartão de crédito na hora de pagar a conta. Basta utilizar um celular com tecnologia NFC (Near Field Communication).  Mas, por enquanto, pouca gente utiliza este método de pagamento.

“Acho que foi pouco divulgado, mais gente precisa baixar o aplicativo, mas acho que a regulamentação do Banco Central vai ajudar”, disse Alfredo Monteiro Jr, dono do café.

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, anunciou uma nova regulação dos meios de pagamento. A medida terá principal foco nos serviços móveis, como pagamentos via celular.

“Serviços com cartões pré-pagos, cartões de crédito e moedas eletrônicas passam a contar com regulação”, explicou Tombini.

A novidade promete impulsionar o setor de pagamento via celular ou com cartões previamente carregados com dinheiro. Eles podem ser usados para pagar contas no restaurante, no salão de beleza, em lojas ou até acumular valores nos chamados moedeiros virtuais.

A facilidade para este serviço é que não é preciso ter conta em banco. Basta se cadastrar na empresa que oferece o aplicativo como PagSeguro e PayPal, ou utilizar as facilidades oferecidas pelas operadoras de telefonia. Vivo, Claro, Oi e Tim estão testando sistemas de pagamento móveis.

Como atualmente 4 em cada 10 brasileiros adultos não têm conta em banco, o serviço pode ser uma porta de entrada para os serviços financeiros para milhões de pessoas de baixa renda.

A grande preocupação de quem já ouviu falar do sistema é a segurança.  E se o celular for roubado? Não existe risco de o ladrão fazer compras usando o aparelho? Segundo Igor Taquehara, gerente de novos negócios do UOL , não!

“É totalmente seguro. O número do cartão não fica armazenado em nenhum dos dois telefones. Quem tiver acesso ao seu celular não vai ter acesso ao seu cartão”, afirmou Taquehara.

Num mundo cada vez mais conectado, os celulares já largam na frente. Afinal, como disse o dono do Pelé Arena Café: “hoje em dia, é mais fácil esquecer a carteira do que esquecer a carteira!”. Não é mesmo?

NFC

NFC – Near Field Communication

NFC é uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicação entre objetos com a mesma tecnologia, por uma distância de menos de 10 centímetros.

O NFC utiliza rádio frequência para transmissão de dados a uma pequena distância, possibilitando melhorar a forma de fazer transações bancárias, trocar conteúdo e conectar dispositivos.

Quer saber mais? Consulte o nosso guia completo sobre NFC!

 Gostou da novidade? Será que os pagamentos via celular vão mesmo deslanchar? Deixe sua opinião!

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top