Connect with us
Samsung RIM Blackberry

MOBILE

Parceria da Samsung e BlackBerry surpreende o mercado corporativo

Em novembro do ano passado, as empresas estabeleceram uma parceria estratégica para levar soluções de segurança móvel da empresa canadense para os dispositivos Android da Samsung e iniciar uma aliança.

Samsung RIM Blackberry

A parceria entre Samsung e BlackBerry pegou muita gente de surpresa. Em novembro do ano passado, as empresas estabeleceram uma parceria estratégica para levar soluções de segurança móvel da empresa canadense para os dispositivos Android da Samsung e iniciar uma aliança.

O anúncio não era esperado, visto que, durante vários anos as duas empresas competiram no mercado de mobilidade corporativa  e desde 2010, quando a Samsung adotou o sistema operacional Android como plataforma para seus smartphones, a disputa parecia ter sido ganha pela gigante sul-coreana.

Nesta mesma época a canadense RIM (Research in Motion, em inglês), fabricante do BlackBerry, começou a ver suas vendas diminuírem exponencialmente e vários rumores sobre seu futuro surgiram, inclusive boatos sobre uma possível compra da empresa pela IBM, que tinha especial interesse no BES (BlackBerry Enterprise Server), software de middleware que permite o acesso de aparelhos BlackBerry a serviços corporativos de mensagens, e-mails e colaboração tais como Microsoft Exchange, Lotus Domino e Novell GroupWise.

Ainda, com o lançamento do Samsung Knox em 2013, conjunto de aprimoramentos de segurança da Samsung para dispositivos Android, estava sinalizado um claro movimento desta empresa contra a RIM, visando oferecer diretamente o suporte para ferramentas de MDM (mobile device management ou gerenciamento de dispositivos móveis, em tradução livre) tais como SAP Afaria, Citrix XenMobile, AirWatch, MobileIron e outras.    Além dessa flexibilidade, os aparelhos baseados em Android possuem uma vantagem competitiva em relação aos modelos da RIM: a variedade de configurações e preços,  permitindo que empresas adotem um mix de smartphones de custos diferentes, a ser distribuídos de acordo com seus níveis hierárquicos.

Com um cenário aparentemente mais favorável para a Samsung do que para a empresa canadense de smartphones corporativos, ainda assim o jogo não estava ganho. Pensando na base instalada de BES da RIM, que é maior do que a soma de todas as outras ferramentas de MDM disponíveis no mercado, a Samsung viu vantagem em abordar a empresa para uma parceria.

E, claro, a RIM não está disposta a perder esta base – descontos agressivos nas renovações de suporte e adição de licenças gratuitas têm feito com que muitas corporações ainda se mantenham fiéis ao BlackBerry Enterprise Server.  Mas precisou reconhecer que, sozinha, estava fadada a perder peso no mercado corporativo de smartphones.

Sendo assim, as empresas acordaram em integrar o BES12 ao Samsung Knox, a fazendo com que a Samsung passe a ter a possibilidade de vender mais smartphones dento da base instalada BlackBerry, enquanto a RIM esta consegue evitar uma migração em massa de seus usuários para outras ferramentas de MDM do mercado.

Black-Berry-Secutablet

Os primeiros resultados já começam a aparecer. A BlackBerry apresentou no dia 14 de março um tablet de alta segurança, desenvolvido em parceria com a Samsung e a IBM.

Batizado de SecuTablet, o dispositivo é o segundo da marca no mercado de tablets, sucedendo o BlackBerry PlayBook, fracasso de vendas durante o lançamento em 2011.

O novo tablet foi desenvolvido com base no Samsung Tab Galaxy S 10.5 e incorpora a tecnologia de criptografia Secusmart, que já é utilizada pelos governos da Alemanha e do Canadá, entre outros, para eliminar espionagem. Em novembro do ano passado.

SM-T800NTSABTU-353218-0

O modelo deverá chegar ao mercado ainda neste ano e será vendido por US$ 2.380 nos Estados Unidos e Canadá, disse a empresa.  Até o momento, não há informações sobre sua disponibilidade ou preço no Brasil.

Ainda não se sabe se a decisão de trabalhar em conjunto foi a mais correta. Mas, nos próximos meses, saberemos quem se beneficiou mais com esta parceria.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

More in MOBILE

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top