Conecte-se conosco
walle-eve-pc-mac

Apple

PC ou Mac? O guia definitivo.

Uma das grandes dúvidas da humanidade: ao comprar o meu computador, escolho PC ou Mac?

Escolher um computador PC ou Mac vai depender muito mais da sua personalidade, do que de presunções sobre o que estas máquinas são capazes.

.

Escolho um Mac?

Em resumo, Macs são computadores sempre com a última palavra em design, com qualidade garantida e comprovada pelo fato de serem montados por apenas uma empresa (a Apple, que seleciona e aprova seus componentes), e que se resumem em uma palavra: simplicidade no uso do dia-a-dia para quem usa o pc em casa ou num pequeno escritório.

Ou seja, são feitos para quem não quer se incomodar, pois não travam, quase não estão sujeitos a vírus e seu sistema operacional foi organizado de forma a pensar por você, decidindo sobre quais decisões tomar, ao invés de ficar lhe perguntando o que deve ser feito (decide pelas melhores configurações do sistema, questões de segurança, etc). É bom lembrar que os Macs possuem estas vantagens mais pelo nicho de mercado a que são direcionados, do que pela capacidade de seu sistema operacional. Em outras palavras, um computador Mac está menos sujeito a vírus, por exemplo, mais pelo fato de que existem muito menos pessoas criando vírus para Macs, do que pela qualidade do sistema operacional em se proteger deles (um PC com Windows acaba sofrendo muito mais ataques simplesmente por ser uma plataforma com mais usuários e mais abrangência global).

Os pontos fracos? Eles são mais caros do que os PCs com a mesma capacidade, e limitam a capacidade de quem se interessa em constantes mudanças e aprimoramentos em seu computador. Não serve para quem adora instalar uma placa nova, ou procura por programas recém-lançados na internet. Também são incompatíveis com diversos produtos (como webcams e mouses) que não sejam feitos especialmente para eles.

Também, Macs não são computadores projetados para grandes empresas e corporações.

.

Escolho um PC?

PCs são, ao mesmo tempo, o símbolo do espírito criativo e o exemplo de problemas de compatibilidade. Ou seja, ao passar para o usuário (ou para uma terceira empresa) a tarefa de escolher seus componentes (processadores, placas, memórias, monitores, webcams, etc… de diversas marcas e modelos), o computador PC abre um mundo de possibilidades, mas exige muito mais conhecimento técnico para que isso não se transforme num inferno de situações em que o computador trava, ou se vê infestado por vírus e bugs.

Ou seja, são feitos para quem gosta de ficar por dentro das últimas novidades tecnológicas, mas não se incomoda em atualizar o computador constantemente com correções de sistema e alterações de programas. Vale lembrar que muitas destas “necessidades” do PC podem ser automatizadas, mas essa opção costuma ser ignorada pelo usuário comum, que tem preguiça em ler as caixas de aviso do sistema operacional.

Com um bom computador PC é possivel rodar jogos de ultima geração, aplicativos gráficos e filmes com tranqüilidade. Fazendo uso da nova plataforma Windows 7, esta afirmação torna-se ainda mais verdadeira.

Os pontos fracos? O problema ao se decidir por um PC é a infinidade de opções entre fabricantes, componentes e variedades de configurações. Uma bela máquina  ou um processador potente não são sinônimos de um bom PC. É necessário ficar atento a todas as especificações e origem das peças do computador. Tomando estes cuidados, você consegue comprar uma excelente máquina, que satisfará todas as suas necessidades, tanto ou mais do que num computador Mac.

Por fim, vale lembrar que parte da complexidade do sistema operacional dos PCs se dá pelo fato de eles estarem aptos a funcionar tanto para o usuário comum (ou home user), quanto para empresas e grandes corporações.

.

.

Um é melhor do que o outro?

Não dá pra falar que um computador Mac é melhor do que um computador PC, pois é impossível colocar todos os tipos de PCs numa só categoria. As particularidades de um PC fazem dele desde um simples Netbook até uma Estação Multimídia de Última Geração. Sua qualidade depende dos componentes e programas que você escolher pra ele.

Sendo assim, um bom PC pode ser até ter mais potência, desempenho e funcionalidades do que um bom Mac. Dependerá mesmo das características da máquina que você escolher.

O que é bom lembrar é que a Apple, fabricante dos Macs, não costuma descontinuar o suporte a máquinas antigas suas. Já quanto às empresas que fabricam PCs, isso nem sempre é assim. Com a troca para o Windows 7, por exemplo, eu perdi parte das funcionalidades do meu Notebook Sony Vaio de 2 anos de idade, sem sinal de que a Sony tomara qualquer atitude quando a isso no futuro (e, no caso de um notebook, esta pode ser uma característica decisiva).

Conclusão:

.


..

Escolha um Mac: se você tiver dinheiro, aprecia o design e não quiser incômodos. Mas, também, saiba que você será limitado ao que apenas uma empresa (a Apple) decide te oferecer.

..

Escolha um PC: se você se preocupa com o custo-benefício do que compra e quer sempre se manter atualizado. Mas, também está preparado para “cuidar do seu computador”.

.

.

E você? É um Mac-Maníaco, ou apaixonado por PCs?

Deixe seus comentários abaixo:

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top