Conecte-se conosco
Figura1

Geral

Perigo na rede: Brasil tem 1 ataque virtual a cada 39 segundos

Até a Olimpíada de 2016, 70% dos brasileiros deverão ter acesso à internet. As vendas de computadores tem batido recordes e a expansão do serviço de dados das companhias de telenia celular facilitou o acesso a rede mundial de computadores.

O problema é que muita gente não se preocupa em instalar e atualizar programas antivírus no computador. O resultado é que o Brasil ocupa a 4ªposição no ranking mundial de ameaças on line, perdendo apenas para China, África do Sul e México.

Até a Olimpíada de 2016, 70% dos brasileiros deverão ter acesso à internet. As vendas de computadores tem batido recordes e a expansão do serviço de dados das companhias de telefonia celular facilitou o acesso à rede mundial de computadores.

O problema é que muita gente não se preocupa em instalar e atualizar programas antivírus no computador. O resultado é que o Brasil ocupa a 4ªposição no ranking mundial de ameaças on line, perdendo apenas para China, África do Sul e México.

O fundador do CDI (Comitê para Democratização da Internet), Rodrigo Baggio, vai mais além: “A cada 39 segundos acontece um cyber ataque no Brasil. Nós temos mais de 220 mil tipos de vírus na rede e 80% dos computadores brasileiros já passaram por algum tipo de ataque ou vírus.”

Coriolano Camargo, presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, alerta que o computador de qualquer pessoa pode ser usado para que sejam cometidos crimes virtuais. Foi o que aconteceu nos últimos dias com os sites de bancos. Para gerar instabilidade nas páginas é preciso fazer um ataque com milhares de computadores ao mesmo tempo. Grupos como o Anonymous invadem máquinas e instalam programas clandestinos. “Uma conexão que estava programada para receber 300 mil conexões por minutos passa a receber o dobro, o triplo, o quadruplo e travam a página”, explica Coriolano.

O especialista em crimes virtuais explica a diferença entre um hacker e um cracker: “hacker é um especialista em tecnologia da informação e comunicação, um curioso que quer testar os limites das redes de comunicação. Já os crackers utilizam estes conhecimentos para operar na ilegalidade e cometer crimes”.

Por isso, mantenha sempre o antivírus atualizado. Existem diversas opções de programas sem custo. “Sem dúvida, as pessoas tem uma consciência muito baixa sobre a importância do antivírus. A grande maioria dos ataques de vírus pode ser evitada simplesmente  instalando uma vacina antivírus e mantendo esta vacina atualizada no computador”, diz Rodrigo Baggio do CDI. Algumas outras dicas também são importantes:

– troque as senhas de acesso periodicamente

– nunca execute aplicações ou abra arquivos desconhecidos

– evite divulgar dados pessoais em redes sociais e sites de relacionamento, eles podem ser usados pelos criminosos virtuais

– cuidado com e-mails de remetentes desconhecidos

 

 

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top