Conecte-se conosco
phone-use

Aplicativos

Como o brasileiro lida com o mobile? Pesquisa do Yahoo revela hábitos com apps

Pesquisa do Yahoo revela os hábitos dos brasileiros com apps mobile, quais categorias mais populares e quanto tempo é gasto com os dispositivos.

aplicativos mais populares
O Brasil já tem mais smartphones de que computadores. Mas como os usuários estão lidando com os aparelhos? Uma pesquisa do Yahoo revelou quais são as categorias de aplicativos mais populares entre os usuários brasileiros e como usamos essas ferramentas no dia-a-dia. Os dados foram coletados a partir do Flurry, uma ferramenta de análise presente em mais de 800 mil apps.

De acordo com o levantamento, realizado durante o mês de agosto de 2015, os aplicativos de utilidades e produtividade são os mais usados no país, seguido pelos de esportes e os de mensagens e redes sociais (não estão contabilizados nessa pesquisa o Facebook e WhatsApp, que não utilizam o Flurry).

No entanto, o engajamento com cada uma dessas categorias depende da faixa etária do usuário. Os “jovens millennials” (13 e 17 anos) e “millennials” (entre 18 e 24 anos) costumam se ocupar com aplicativos de mensagens, redes sociais, música e entretenimento; os jovens adultos (entre 25 e 34 anos) preferem os apps de compras, viagens e notícias; os adultos da Geração X (35 a 54 anos) utilizam muito a categoria de esportes, saúde e fitness; já os “Baby Boomers” (55+) surpreendentemente gostam mais dos games.

Os dados revelam que os aplicativos de esporte, saúde e fitness e os de utilidades e produtividade são que tem maior tendência de crescimentos nos próximos anos.

O estudo inclui ainda outros dados interessantes, entre eles a preferência pela experiência num aplicativo em relação a um navegador web como o Safari ou Chrome. Foi observado também os horários mais ativos entre os usuários: o uso aumenta durante o almoço e atinge o pico durante o horário nobre, que é justamente o período onde a atenção do usuário fica mais fragmentada entre TV, smartphone e tablet. Porém, 94% do tempo em que smartphones estão sendo utilizados, são eles que possuem a atenção primária do usuário.

O Flurry é utilizado por empresas líderes de mercado na implementação de campanhas publicitárias assertivas por meio de dispositivos móveis utilizando formatos como banners, publicidade nativa e vídeo. A plataforma auxilia mais de 170 mil desenvolvedores a entenderem o perfil do público dos seus apps. De acordo com o Diretor de Vendas do Yahoo Brasil, Leonardo Khed, a empresa tem visto os investimentos em publicidade móveis crescerem no Brasil, mas ainda não acontecem da melhor forma.

“Os investimentos estão crescendo porque a audiência está se tornando mobile, mas a maior parte dos anunciantes compram buscas, social, vídeo, e não estão cientes de onde a mídia está sendo consumida no dispositivo. Às vezes você tem vídeos de cinco minutos em um dispositivo móvel, vídeos de mais de 100 MB”, comentou.

Infográfico_BrasilMobileInsights

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top