Connect with us

Geral

Pesquisadores de Harvard descobrem a “poção da Juventude”

Fonte Poção da Juventude

O pesquisador da Universidade Harvard, Ronald A. DePinho, descobriu pela primeira vez na história uma maneira de inverter a degeneração causada com a idade. Seus experimentos com ratos demonstraram que é possível retornar o indivíduo a um estado mais jovem, com o retorno do crescimento de células no cérebro e melhora da fertilidade.

Os cientistas sabiam sobre o papel da enzima telomerase – que adiciona seqüências de DNA repetidos ao final dos cromossomos – no envelhecimento corpo, foram feitas experiências para testar esta hipótese sempre com organismos extremamente simples. Agora, esta é a primeira vez que esse tipo de experimento é bem sucedido em mamíferos complexos. Apesar de ainda não ter sido testado em seres humanos, esta descoberta pode ser uma arma para lutar contra a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas. Segundo DePinho:

“Queríamos saber: Se você pudesse “ligar” a telomerase, e restaurar os telômeros em animais com doenças relacionadas à idade, o que aconteceria? Será que retardaria o envelhecimento, estabilizaria-o, ou até mesmo poderíamos reverter o processo de envelhecimento?”

Semelhante à Ponce de Leão (o explorador espanhol à procura da Fonte da Juventude), quando o pesquisador “apertou o botão” da telomerase, em torno de um mês, o cérebro do rato doente voltou ao normal.

Uma das mudanças mais surpreendentes foi nos testículos dos animais, que eram essencialmente estéreis, visto que o envelhecimento causa a morte e eliminação dos espermatozóides. Quando se restaura a telomerase, os testículos os espermatozóides passar a ser funcionar novamente e a fecundidade dos animais é melhorada.

Não só os ratos doentes tiveram seus problemas degenerativos revertidos, mas também passaram a viver mais do que os indivíduos do grupo controle. Os experimentos foram feitos em camundongos doentes, no entanto, não ratos normais. Em comparação com camundongos normais, os animais tratados viveram aproximadamente o mesmo. Ainda assim, é impressionante, não?

E você, já está à procura do formulário de inscrição para os próximos testes?

Fonte: Harvard via Gizmodo.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top