Conecte-se conosco
time_lapse_glacier.0

Google

Google utilizou milhões de fotos da web para criar estes incríveis time-lapses

Pesquisadores do Google e da Universidade de Washington criaram um algorítimo capaz de selecionar milhões de imagens e ordená-las em forma de time-lapse.

time_lapse_glacier.0
Normalmente, time-lapses são criados com sequências de imagens obtidas a partir da mesma câmera, registrando a passagem de um curto período de tempo em determinado lugar. Pesquisadores do Google e da Universidade de Washington tiveram a ideia de documentar grandes períodos, utilizando milhares de imagens capturadas em datas diferentes com intervalos correspondendo a meses ou anos.

O resultado foi a criação de um conjunto de algoritmos que seleciona diversas imagens e as ordena em forma de time-lapses, demonstrando as consequências das ações humanas no planeta. Para a criação dos vídeos, foram utilizadas fotos com licenças livres disponíveis na internet, em serviços como Flickr, Picasa e Wikimedia. No total, 86 milhões de imagens foram usadas.
time_lapse_las_vegas.0
O algorítimo utiliza critérios como localização, ângulo e data para que o vídeo fique com um aspecto harmônico. Depois da seleção das fotos, foram aplicados os efeitos para a criação do time-lapse, fazendo pequenas correções de ângulo para a estabilização, compensação de luz e cores, além da eliminação de ruídos.
time_lapse_thailand_2.0
De muitas maneiras a internet tenta documentar o nosso planeta e há um potencial incrível para isso: enviamos milhares de fotos diariamente para as redes sociais. Até agora, esbarramos no problema da desconexão entre essas imagens. No entanto, os pesquisadores encontraram uma solução interessante, que inclusive pode chegar até os usuários comuns em breve. O algorítimo será publicado dentro de pouco tempo, possibilitando a criação de aplicativos ou softwares que permitam explorar essa ideia.

Você pode conferir mais detalhes da pesquisa nessa página.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top