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Playstation Network e a invasão do seu sistema por hackers

Desde o dia 17 de abril a Playstation Network vem passando por problemas em seus servidores. Desde invasão por hackers até o desligamento da rede, o problema afetou 77 milhões de jogadores do mundo todo e causou um prejuízo estimado em U$24 bilhões a Sony. Se você é um jogador dos aparelhos Sony…

Desde o dia 17 de abril a Playstation Network vem passando por problemas em seus servidores. Desde invasão por hackers até o desligamento da rede, o problema afetou 77 milhões de jogadores do mundo todo e causou um prejuízo estimado em U$24 bilhões a Sony. Se você é um jogador dos aparelhos Sony (Playstation 3 e PSP) ou utiliza o serviço Qriocity – loja online de músicas, vídeos e outros da própria Sony – e não estava entendendo o que ocorria nas duas últimas semanas no seu aparelho, não se desespere. Explicaremos aqui o que aconteceu e a solução já divulgada pela Sony:

O que aconteceu?

No dia 17 de abril de 2011 os servidores da PSN (Playstation Network) foram invadidos por cyberpiratas e uma ação parecida ocorreu no dia 19 também. O problema desta história é que a invasão foi detectada com atraso pela companhia e, quando os servidores foram desligados dia 22 de abril, dados de todos os seus usuários já estavam comprometidos. Informações como nome, endereço, país, e-mail, data de nascimento, login e senha da PlayStation Network e Qriocity e identificação online na PlayStation Network dos clientes destes serviços foram parar na mão de desconhecidos, além de dados do cartão de crédito (nome, número, data de validade e senha) daqueles que já haviam adquirido algum item em alguma desses portais de entretenimento.

Desde então, tanto a Sony como bureaus de investigação juntaram forças para descobrir como aconteceu tal ataque aos servidores. A ação investigativa de tal caso, para piorar a situação da Sony, só começou a ser analisada a partir do dia 26 de abril (9 dias depois do primeiro ataque), pois os relatórios forenses só ficaram prontos no dia 25. Notícias apontam que os dados de 2,2 milhões de usuários estavam sendo oferecidos em fóruns mas que, até o momento ninguém tinha colocado as mãos em tais informações. Operadoras de cartão de crédito também dizem que não houve, por enquanto, nenhum tipo de ação envolvendo os cartões “roubados” dos servidores da Sony mas esta diz para todos tomarem cuidado com possíveis chantagens via e-mail, telefone ou até mesmo in loco, e que a Sony não vai entrar em contato com nenhum dos usuários para conferir dados dos usuários. A única medida que a empresa tomou foi enviar um e-mail comunicando a situação para todos aqueles que estavam cadastrados em seus servidores.

E agora, qual a situação atual?

Hoje a Sony divulgou um comunicado dizendo que a situação está sob controle e que os servidores serão ligados ainda essa semana (sem data específica), mas nem todos os recursos estarão disponíveis. Além disso ela informa que todos aqueles que estavam cadastrados serão “presenteados” com serviços especiais, para compensar a ausência do serviço pelos últimos dias. Segue a lista do que vai acontecer a partir desta semana:

– Retorno dos servidores aos poucos – por região
– Rede Playstation Plus gratuita para todos por 30 dias (se você já paga por esse serviço, terá um mês gratuito do portal)
– Conteúdos Playstation gratuitos para todos (sem maiores detalhes ainda)
– Restauração de partidas online
– Volta dos servidores dos jogos que necessitavam de verificação online para ser iniciados
– Acesso à conta da PSN
– Acesso à lista de amigos e conversas via chat
– Retorno dos serviços da Playstation Home
– Função Music Unlimited da Qriocity
– Download de arquivos não expirados das redes online Movie Rentals e MediaGo
– Funções de compra da Playstation Store e da Qriocity deverão retomar suas atividades ao longo do mês (e não esta semana)

Além disso, uma atualização sistema será lançada e obrigará o usuário a modificar sua senha de acesso. A Sony também informou que dados online como troféus adquiridos e outros não foram comprometidos com tal problema.

Complicada a situação, mas parece que tudo está se resolvendo. Agora, é esperar e ver o que vem pela frente, tanto na segurança dos servidores como novas políticas para os usuários da rede.

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