Conecte-se conosco
homer-simpson-capa

CULTURA GEEK

Poderia Homer Simpson ter encontrado bóson de Higgs antes de qualquer cientista?

Notícia ganhou força na web essa semana após uma entrevista de Simon Singh ao The Independent, em que o autor ressalta a façanha científica de Homer Simpson

homer-simpson-capa

Será que Homer Simpson encontrou o Bóson de Higgs 14 anos antes da comunidade científica?

Muitos se referem aos Simpsons como uma série “genial”, mas provavelmente os fãs do seriado não dizem isso no sentido científico da palavra. Por isso mesmo, milhares de fãs foram surpreendidos com a revelação que Homer Simpson, maior comedor de donuts da TV, quase previu a massa do bóson de Higgs, 14 anos antes de qualquer cientista.

No 2º episódio da 10° temporada intitulado de “The Wizard of Evergreen Terrace” – que foi ao ar originalmente na TV americana no 20 de setembro de 1998 – Homer formula uma equação no quadro negro de sua garagem que acaba por ser uma equação que quase prevê a massa do Bóson de Higgs, também conhecida como a “Partícula de Deus”.

Homer-Simpson_boson-higgs

Homer descrevendo a equação do Bóson de Higgs no quadro negro de sua garagem.

Essas e outras curiosidades científicas (matemáticas) fazem parte de algumas das descobertas do escritor britânico Simon Singh em seu mais recente livro chamado “The Simpsons and their Mathematical Secrets” (Os Simpsons e Seus Segredos Matemáticos). O livro, publicado em 2013, parte da premissa de que “muitos dos roteiristas de Os Simpsons são profundamente apaixonados por números, e procuram de forma velada alimentar a matemática no subconsciente dos espectadores“.

A notícia ganhou força na web essa semana após uma entrevista de Simon Singh ao diário britânico The Independent, em que o autor ressalta a façanha científica de Homer Simpson. “Se você desenvolver a equação, você chega a uma massa do Bóson de Higgs que é apenas um pouco maior do que a nano-massa que o Bóson de Higgs realmente tem”, disse à reportagem. “É meio impressionante como Homer fez essa previsão 14 anos antes de ela ser descoberta”, completou o escritor.

Homer-thinker

Homer Simpson não pode ser descrito como um intelectual, mas de vez em quando acaba sendo brilhante

A existência do Bóson de Higgs foi confirmada em simulações feitas no acelerador de partículas – Grande Colisor de Hádrons (LHC) –  e sua descoberta tem grande relevância no universo científico por comprovar a Teoria do Modelo Padrão de partículas fundamentais, que descreve as forças fundamentais forte, fraca e eletromagnética.

A curiosidade reforça a ideia de que Os Simpsons – série mais longeva da TV atual – é um entretenimento com alma educativa. Segundo Singh: “É o programa de TV mais matemático a ir ao ar no horário nobre. Muitos telespectadores também são matemáticos“, explica o autor, acrescentando que o primeiro episódio da animação também tem uma piada com cálculo. “A série pode ajudar a entusiasmar adolescentes pela matemática” completa o Dr. Singh.

the.simpsons.s10e02.avi_snapshot_11.43_[2015.03.07_08.01.06]

O professor Frink provavelmente conhecia a equação, que é de conhecimento dos cientistas desde 1964

Apesar de divertida, a notícia não é exatamente verdadeira e Homer Simpson não encontrou uma das maiores científicas do nosso século brincando num quadro negro com donuts. Apesar do bóson de Higgs ter sido descoberto em 2013, sua existência através de fórmulas já era conhecida desde 1964, quando o físico teórico Peter Higgs – juntamente com outros 5 físicos – começou a desenvolver os cálculos da existência dessa partícula.

Mais tarde, a informação foi confirmada por um dos escritores da série. Em entrevista ao Daily Mail, o roteirista e matemático, David X. Cohen, explicou a coincidência do resultado da equação do Bóson de Higgs. Ele contou que, na época, ele pediu ajuda a um amigo do ensino médio, que atualmente é astrônomo da Universidade de Columbia, para lhe ajudar nos cálculos. No vídeo abaixo, o próprio Singh explica o episódio.

Independente de prever grandes descobertas, Os Simpsons continua no ar na sua 26ª temporada. Sem nenhuma obrigação de ser científico, a animação continua sendo um interessante (e delicioso para os fãs) entretenimento que fornece um raio X da sociedade americana. A matemática oculta é mais um bom motivo para você acompanhar!

Fontes: Daily Mail / Mashable / The Independent

Continue lendo

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top