Conecte-se conosco
população

Ciência e Tecnologia

Por que a população da Terra vai parar de crescer um dia?

Uma análise otimista leva a crer que o futuro do planeta não reserva cidades e favelas superlotadas, afinal.

A população do planeta já chegou a 7,5 bilhões de pessoas, e as consequências ruins começam a aparecer por toda parte. Só o impacto da quantidade de comida necessária para alimentar essa gente já preocupa. Mas, o que deve acontecer quando a quantidade de habitantes do mundo dobrar? A boa notícia é que isso não deverá acontecer nunca.

Pesquisas demográficas apontam que o crescimento populacional está desacelerando – e essa desaceleração não deverá parar tão cedo. Esse movimento já começou principalmente em países do primeiro mundo, e começa a se espalhar por nações em desenvolvimento. Uma análise otimista leva a crer que o futuro do planeta não reserva cidades (e favelas) superlotadas, afinal.

Mas, como isso pode ser verdade, se a população de hoje é maior do que nunca e só cresce? Cientistas descrevem esse movimento em quatro estágios de transição demográfica. A primeira fase começou no século XVIII, com a chegada da Revolução Industrial. Antes dela, muitas pessoas nasciam, mas muitas também morriam. Havia equilíbrio.

População

População atual é de 7,5 bilhões

Concentrando a população nas cidades, as mortes no campo começaram a diminuir. Ao mesmo tempo, trabalhadores homens começaram a ter acesso a hospitais, e as mulheres deram os primeiros passos para sua emancipação pela força de trabalho. Pouco a pouco, menos pessoas começaram a morrer.

O estágio seguinte também veio em decorrência dos produtos e serviços proporcionados pela Revolução Industrial. Acesso a remédios e produtos de higiene, e, acima de tudo, à alimentação, elevou bruscamente a expectativa de vida no mundo desenvolvido. Além disso, as novas condições começaram a tornar mais raras as mortes de bebês recém-nascidos. Houve uma verdadeira explosão demográfica.

Já no final do século XX, a diminuição da mortalidade infantil começou a provocar o efeito oposto. Com menos crianças propensas a morrer, casais começaram a ter menos filhos. A esperança era que todos, enfim, poderiam sobreviver. De um estado de equilíbrio seguido de explosão populacional, o crescimento começou a desacelerar.

População desacelera a passos largos

Pirâmide população

Pirâmide demográfica está se invertendo

Hoje, o quarto estágio de transição se dá pelo encontro entre as gerações dos baby boomers e de seus filhos. A população cresceu muito com a geração de meados do século XX até a década de 1970. Foi uma época em que todos tinham muito irmãos. No entanto, todos eles tiveram bem menos filhos que seus pais, em um ciclo que se acentua na geração seguinte.

Essa tendência, na realidade, não é somente de países desenvolvidos. Até mesmo nações mais pobres já fizeram a transição para o quarto estágio demográfico. A consequência? Segundo previsões estatísticas, o mundo nunca deverá chegar a 12 bilhões de habitantes.

Um resumo pode ser visto no vídeo “Super população – Explicando a explosão demográfica”, do Kurzgesagt – In a Nutshell, no YouTube.

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir