Connect with us

Aplicativos

Popularidade alta: Saiba quais filtros rendem mais ‘likes’ em suas fotos

Saiba quais filtros rendem mais ‘likes’ em suas fotos. Pesquisa mostra as melhores formas de chamar a atenção em redes sociais como Instagram e Flickr.

Em tempos em que a imagem vale mais do que gestos e palavras é muito importante saber como usar recursos que impulsionem a popularidade na web. Um recente estudo feito por pesquisadores do Yahoo! e do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), mostrou as melhores formas de chamar a atenção em redes sociais de compartilhamento de imagens, como Instagram e Flickr.

Com cerca de 300 milhões de usuários ativos, o Instagram e se tornou popular especialmente pela criatividade das pessoas, famosas ou anônimas, que compartilham sua rotina de diversos ângulos. Contando com 27 filtros e outras formas de personalizar fotos, muitos usuários ficam na dúvida sobre como editar imagens da melhor forma para aparecer mais na rede. A pesquisa apontou que o melhor caminho é mesmo apostar nos filtros. As publicações com filtros têm chance 21% maior de serem vistas e 45% maior de receberem comentários.

smt-filtrospop-infograph02

Confira os 25 filtros mais populares do Instagram

Quanto mais intenso for o efeito de contraste, exposição e calor, maior será o número de comentários e opiniões. Adicionar um efeito envelhecido, por exemplo, tem impacto positivo sobre o número de visualizações da foto, mas efeito negativo em relação aos comentários recebidos. Já quando se usa um filtro com maior saturação, o resultado é inverso: efeito negativo sobre a recepção da imagem e positivo sobre os comentários.

Além disso, os pesquisadores ainda encontraram 2 tipos de usuários entre aqueles que aplicam filtros: os fotógrafos rigorosos e os casuais. O primeiro grupo usa os filtros como ferramentas de correção e preferem efeitos suaves. Já os esporádicos usam filtros para transformar significativamente as fotos com efeitos mais perceptíveis.

smt-filtrospop-capa

Durante a pesquisa, os cientistas entrevistaram 15 usuários regulares do Instagram e do Flickr e analisaram 7,6 milhões de fotos no Flickr, postadas por meio do aplicativo do site ou vindas do Instagram. Segundo os pesquisadores, os entrevistados gostavam de editar e filtrar suas fotos, mesmo que os ajustes levassem algum tempo, pois acreditam que as imagens ficam mais chamativas dessa forma.

Apesar de se tratar de uma pesquisa mais recente, outros espaços já debateram sobre a importância do assunto. O site Viver de Blog produziu um belo infográfico com muitas informações úteis para saber como utilizar melhor os recursos do Instagram, como ranking de filtros, hashtags populares, regra do engajamento, melhores aplicativos e outras informações. Também é possível baixar o infográfico em alta resolução (PDF) clicando aqui.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top