Conecte-se conosco
smt-WhatsApp-capa

Geral

Possível ação das operadoras faz o WhatsApp se preparar para problemas

Ciente da polêmica em torno do seu serviço de chamadas de voz, o WhatsApp se prepara para um futuro em que a função estaria bloqueada por algumas operadoras

smt-WhatsApp-P1

Ciente da polêmica em torno do seu serviço de chamadas de voz, o WhatsApp se prepara para um futuro em que a função estaria bloqueada por algumas operadoras

Diz a história que em 1903, o então presidente do Banco de Michigan, alertou o advogado de um investidor chamado Henry Ford que esse não deveria colocar seu dinheiro numa montadora de automóveis dizendo (supostamente) a frase “Os carros podem estar na moda, mas os cavalos são eternos“. Ford, como todos sabemos, preferiu não dar ouvidos ao conservadorismo e apostou nos ventos que apontavam para o futuro.

Mesmo hoje, há ainda quem acredite ser possível prolongar o uso de uma tecnologia, mesmo quando essa dá claros sinais de obsolescência. Certamente não é o caso das operadoras de telecomunicações, que apesar de faturarem alto com serviços de banda larga e internet móvel – fundamentais para o funcionamento da maior parte dos aplicativos – curiosamente elegeram o WhatsApp como grande culpado pela estagnação do setor.

smt-WhatsApp-ligacoes

De olho na polêmica em torno do seu serviço de chamadas de voz, o WhatsApp parece estar se preparando para um futuro em que a função estaria bloqueada por algumas operadoras. Segundo o site italiano Aggiornamenti Lumia, a empresa estaria pedindo para seus colaboradores traduzirem algumas frases que deixam isso bem claro. Usuários que fazem parte do programa de tradução do aplicativo para o italiano, receberam um e-mail pedindo para que transformassem as seguintes cinco frases:

  1. Não foi possível efetuar a chamada porque sua operadora não permite ligações pelo WhatsApp. Tente se conectar ao WiFi e faça uma nova chamada.
  2. Não foi possível efetuar a chamada porque seu smartphone está conectado a uma rede WiFi que impede a realização de ligações pelo WhatsApp. Conecte-se a outra rede ou desligue o WiFi.
  3. Sua operadora de celular não permite realizar chamadas pelo WhatsApp. Tente mudar para outra operadora ou conecte-se a uma rede WiFi.
  4. Sua rede WiFi impede a realização de chamadas pelo WhatsApp. Tente trocar de rede ou deligar seu WiFi e use seu plano de dados móveis.
  5. Operadora de celular ou rede WiFi não permite a realização de chamadas pelo WhatsApp.

smt-WhatsApp-email

No Brasil, as operadoras de telefonia pretendem entregar a autoridades locais um documento com embasamentos econômicos e jurídicos contra o funcionamento do WhatsApp. Uma das empresas do setor estuda também entrar com uma ação judicial contra o serviço. O questionamento a ser entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será feito contra o serviço de voz do WhatsApp, e não sobre o sistema de troca de mensagens do aplicativo.

A ideia é questionar o fato de a oferta do serviço se dar por meio do número de telefone móvel do usuário, e não através de um login específico como é o caso de outros softwares de conversas por voz, como o Skype, por exemplo. O argumento das operadoras é que o número de celular é outorgado pela Anatel e as empresas de telefonia pagam tributos para cada linha autorizada.

Uma das saídas apontadas como solução para resistir à pressão das operadoras e dos governos, seria fazer com que o WhatsApp deixasse de usar os números de celular dos usuários para identificá-los no mensageiro. Como alternativa, o aplicativo poderia utilizar o Facebook, que faz parte da mesma corporação.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top