Connect with us

Geral

Você tomou estas 7 precauções ao acessar a internet hoje?

Estas dicas podem tornar sua navegação mais segura, mesmo sem muito conhecimento sobre segurança na internet.

8A internet é um mundo de possibilidades aparentemente inofensivo. Infelizmente esta é uma das maiores utopias e há perigos de todos os lados. Desde hacks cada vez mais frequentes, até vigilância governamental de alguns países. Para viver bem na internet, tome nota destas 7 precauções e viva feliz no mundo online.

Utilize mais o WhatsApp ou o Telegram

telegram whatsapp bloqueio brasilVocê já deve ter acompanhado alguns casos em que o WhatsApp some do ar no Brasil. Isso acontece por conta da criptografia em todos os pontos da conversa. A criptografia é algo como enviar uma carta dentro de uma caixa que está lacrada com um cadeado, que só você e o destinatário sabem a senha.

Uma vez utilizada a senha para abrir aquela mensagem, a senha é trocada e o “correio”, que neste caso é o WhatsApp ou Telegram, não sabem qual é a senha. Ela é gerada quando você envia a mensagem e morre depois de recebida. Todo o conteúdo, durante o percurso do seu celular para o celular de quem recebe, é protegido e ninguém consegue abrir.

A criptografia do Telegram é tão forte, que o próprio site desafia pessoas a quebrarem esta tal senha. Desafia com um prêmio de US$ 300 mil, ou mais de R$ 1 milhão.

Proteja seu HD com o FileVault ou BitLocker

O smartphone é, de fato, o computador que está na sua mão durante todo o tempo. O computador, aquele notebook ou desktop, tem ainda mais informações pessoais e preciosas, como uma mina de ouro esperando um garimpeiro.

Ainda bem que o Windows e o macOS contam com recursos para adicionar criptografia para tudo que há dentro do PC – ou Mac. No Windows é só você logar como administrador, clicar em Iniciar e digitar criptografia. Na lista de resultados, escolha Alterar as configurações de criptografia de dispositivo. Selecione Gerenciar o BitLocker, selecione Ativar o BitLocker e siga as instruções.

No macOS é mais complicado e você encontra as instruções em um passo a passo direto da Apple e em português, neste link.

Utilize gerenciadores de senhas

Trocar as senhas periodicamente é uma forma bem sábia de aumentar a segurança, mas é trabalhoso demais lembrar de tantos códigos. Há uma lista imensa de bons serviços, como o 1Password ou LastPass. Se você quer algo realmente protegido de problemas da internet, é só criar uma senha e anotar em um papelzinho que ficará em um local seguro. Seguro e longe de qualquer smartphone ou computador.

Use a abuse de autenticação em dois passos

Esta é a mais recente e segura forma de utilizar serviços na internet com mais segurança. Eu utilizo este tipo de autenticação no Gmail, Facebook, Hotmail e até mesmo no WhatsApp.

A autenticação em dois passos utiliza uma segunda forma de dizer que você é você mesmo. Imagine que alguém descobriu sua senha do e-mail, basta entrar e fazer a festa. Com a autenticação em dois passos você precisa de uma segunda confirmação, geralmente envolve ligação ou SMS, com um celular que a pessoa que descobriu sua senha não tem. Assim, sem a segunda parte, ela não acessa nada e você tem tempo para trocar a senha.

Utilize algo no navegador que transforme a web em HTTPS

Acessar sites que utilizam o protocolo HTTPS, no lugar do HTTP apenas, garante que a comunicação entre o navegador e o servidor é feito de forma segura. O YouTube, por exemplo, funciona quase que apenas via HTTPS.

Uma forma de ter certeza de que todo site que você entra está neste padrão, é utilizando o plugin HTTPS Everywhere. Ele está disponível para Chrome e também para Firefox.

Aba anônima não te deixa invisível

Se você gosta de usar abusar de abas anônimas, saiba que elas não te deixam invisível na web. O próprio Chrome diz isso. “O modo invisível NÃO oculta seus dados de navegação. Seu empregador, seu provedor de Internet e os websites visitados continuam tendo acesso a essas informações”.

Um navegador que consegue te deixar invisível é o Tor. Ele é um pouco lento e travado em alguns momentos, mas serve bem para este propósito.

Faça uma segunda busca no DuckDuckGo

O Google é onde fica toda sua sabedoria, com respostas para qualquer pergunta que pode aparecer na cabeça. O problema é que algumas pessoas não confiam em empresas gigantescas, como o próprio Google.

Uma alternativa bacana é o DuckDuckGo, que não coleta suas informações pessoais e compartilha logo depois. O Google faz isso, já que utiliza seus dados como fonte para anúncios mais interessantes para você.

Fonte: The New York Times.

Jornalista formado, amante de tecnologia desde pequeno. Faz muito tempo que já escreve sobre tecnologia. Nintendista por paixão e entusiasta dos drones (só falta dinheiro para ter um Mavic Pro).

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top