Conecte-se conosco
Celulares evoluíram com o passar dos anos / Andresr /Shutterstock

Ciência e Tecnologia

Primeira ligação de um telefone celular completa 40 anos

O telefone celular completou nesta última semana sem muito alarde, em um mercado ávido por novos smartphones, como o iPhone, e empolgado com um possível dispositivo do Facebook.

Celulares evoluíram com o passar dos anos / Andresr /Shutterstock

O telefone celular completou na última semana, sem muito alarde, 40 anos. Isso porque vivemos numa época onde consumidores fazem sacrifícios para comprar um smartphone topo de linha como o iPhone ou o Galaxy SIII e o Facebook lança um aplicativo para gerenciar a tela inicial dos aparelhos.

A primeira ligação de um telefone móvel foi realizada em 3 de abril de 1973 pelo engenheiro da Motorola, Martin Cooper, chefe de uma equipe de trabalho sobre tecnologia para comunicações móveis.

Cooper fez a ligação na Sexta Avenida, em Nova York, com um Motorola DynaTAC. O aparelho pesava um quilo e tinha uma autonomia de 20 minutos, de acordo com a empresa norte-americana.

Cooper revelou no ano passado ao site de tecnologia The Verge que fez a primeira ligação com o protocelular a um concorrente, Joel Engler, dos Laboratórios Bell.

Ele e a equipe receberam este ano o Prêmio Draper da Academia Nacional de Engenharia por seu trabalho. Em 40 anos, a indústria percorreu um longo caminho.

A firma de pesquisas IDC prevê que, em 2013, serão vendidos 900 milhões de aparelhos inteligentes.

notícias importantes sobre tecnologia publicadas pelo portal de internet do Grupo Bandeirantes.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top