Conecte-se conosco
facebook-home-head

Android

Primeiras impressões do Facebook Home

Vazaram hoje os APKs do Facebook Home, aplicativo para Android que foi apresentado no dia 4 último por Mark Zuckerberg. Resolvi testar o tão aguardado home launcher e seguem aqui as minhas primeiras impressões …

facebook-home-head

Como vocês já viram aqui, vazaram hoje os APKs do Facebook Home, aplicativo para Android que foi apresentado no dia 4 último por Mark Zuckerberg (divulgado aqui no ShowMeTech) e que promete revolucionar: trazer para o smartphone a experiência do usuário baseada em pessoas (???).

Resolvi testar o tão aguardado home launcher e seguem aqui as minhas primeiras impressões. Temos que levar em conta que se trata de uma versão beta vazada e não a versão final e por isso alguns recursos ainda não estão funcionando perfeitamente.

facebook-home-0001

Instalei  os APKs no meu Samsung Galaxy SII (GT-i9100), que não faz parte do hall de aparelhos que inicialmente poderão fazer o download deste APP  na Google Play Store. Os arquivos foram instalados sem problema.

Logo de cara você passa a ter como homescreen e lockscreen a sua timeline do Facebook, recurso batizado de “Cover Feed” onde um ícone com o seu avatar é apresentado e serve para acessar alguns recursos como o App Drawer, a câmera, e outros. Os menus de configuração são acessados através do botão de menu.

facebook-home-0003

O que mudou: o Facebook passou (literalmente) a tomar conta da interface do usuário, a imagem de fundo é dinâmica e é sempre um feed da sua timeline ou a imagem de algum dos seus contatos. Atalhos e widgets (o mais forte do Android) são inúteis nesta homescreen.

A notificação Popup não funciona como deveria (acredito que seja bug da versão beta). Ela aparece quando alguém comenta algo seu ou quando quer falar com você. Mas quando apareceu para mim, eu insisti clicando sobre ela e nada aconteceu. Resolvi dar um clique duplo e ela simplesmente sumiu!

O atalho para a câmera, que aparece como opção ao manter pressionado sobre o ícone do seu avatar, também não funcionou. Porém, foi possível acessar a câmera através do feioso App Drawer.

facebook-home-0002

O aplicativo do Facebook Messenger também não funcionou como deveria. Algumas notificações de pessoas tentando falar comigo não chegaram e nem sinal do recurso “Chat Head” (quem sabe na versão definitiva do dia 12 este recurso já não esteja disponível).

Para fazer uma ligação é necessário procurar o APP do telefone na App Drawer. É incrível, mas o launcher não foi feito para quem usa o smartphone como  telefone. Ele parece que foi feito única e exclusivamente para quem só usa o Facebook!

Conclusão

Não me agradou. O launcher é pouco (ou nada) amigável com o mundo de aplicativos do Android e limita o usuário ao mundo do Facebook. Deve ser muito bom para quem utiliza o aparelho somente para acessar a rede social mas para mim deixou muito a desejar. Espero que a versão final resolva os bugs e apresente uma forma mais amigável de fazer ligações.

Para quem se interessou em testar também, uma má noticia: o Facebook bloqueou o acesso pelo APP em seus servidores, o launcher ainda funciona, mas é impossível ver os feeds, o cover feed não carrega os feeds da sua timeline e sua homescreen fica toda preta. Ao tentar logar novamente nele aparece a mensagem de erro no servidor mobile_builds?_rdr.

 

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top