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Problemas com sua operadora de celular? Faça uma reclamação na Anatel

Muitos leitores do Showmetech nos escrevem para reclamar da má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular em todo o país. Por isso, é preciso registrar a reclamação na operadora e caso o problema não seja resolvido, abrir um chamado na Anatel (Agência Nacional de Telecominicações) que é responsável pela fiscalização destas empresas.

Anatel

Muitos leitores do Showmetech nos escrevem para reclamar da má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular em todo o país. Por isso, é preciso registrar a reclamação na operadora e caso o problema não seja resolvido, abrir um chamado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que é responsável pela fiscalização destas empresas.

O ranking de reclamações da Anatel serve como base para que a agência exija melhorias ou puna as empresas que não respeitarem os padrões mínimos de qualidade. Quem usa o serviço de telefonia móvel no Brasil sabe que as dificuldades são constantes.

No ano passado, Oi, Claro e TIM chegaram a ser proibidas de habilitar novas linhas em alguns estados por causa da má qualidade no serviço. Na época, a Vivo foi a única que não teve as vendas suspensas. As principais reclamações eram a dificuldade para fazer ou receber ligações, falhas para acessar a internet e queda das chamadas.

Insatisfeitos, muitos consumidores acabaram trocando de operadora. A Vivo recebeu muitos destes clientes mas, ao que parece, a operadora começa a enfrentar as mesmas dificuldades dos concorrentes.

O empresário Carlos Henrique de Carvalho trocou a TIM pela Vivo e reclama do serviço. “A operadora não estava resolvendo o problema de qualidade dos serviços que contratei”, diz o empresário.

Carvalho fez uma reclamação na Anatel e conseguiu um desconto de 50% no valor do plano mensal pelos próximos 6 meses. Ele completa: ˜acredito que o problema seja geral e não somente comigo. Ainda não estou satisfeito, porque preciso de um serviço decente e não de um desconto na conta”.

O caminho que o empresário seguiu é o mais indicado. Primeiro, faça uma reclamação diretamente para a operadora. Se o problema não for solucionado, entre em contato pela Anatel e registre a queixa. Veja como abrir um chamado:

Telefone:

A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Ligue 1331 para registrar reclamações e denúncias contra operadoras, além sugestões ou pedidos de informações sobre a Anatel, inclusive sobre o nosso Portal.

Internet:

Utilize o serviço de auto-atendimento para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios em relação às operadoras, à Agência e, inclusive, ao nosso Portal. O acesso ao sistema é feito mediante cadastramento do usuário. Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa.

Atendimento pessoal:

Em cada capital brasileira funciona uma Sala do Cidadão, espaço que tem como objetivo tornar mais interativo o relacionamento da Anatel com a sociedade, oferecendo facilidades para que o cidadão obtenha informações e documentos, registre reclamações, dê entrada em documentos e/ou acompanhe o andamento de processos protocolados na Agência.

Cada Sala conta com estrutura de atendimento para prestar informações, esclarecer dúvidas e ajudar os interessados na busca online de informações sobre o setor de telecomunicações. Conheça os endereços e os telefones de contato da sede da Agência e de suas representações estaduais.

Além da telefonia móvel, a Anatel também fiscaliza os serviços de telefonia fixa, internet, TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações. Se você está insatisfeito com algum destes serviços, abra um chamado! Quanto mais consumidores reclamarem, maiores são as chances das empresas serem punidas pela agência e obrigadas à disponibilizar aos consumidores um serviço de qualidade.

Procurada pela equipe do SMT, a Vivo ainda não se manisfestou sobre as reclamações.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

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