Conecte-se conosco
projectnourished_pr_photo2

Ciência e Tecnologia

Project Nourished junta gastronomia, realidade virtual e impressões em 3D

O Project Nourished é uma experiência gastronômica de realidade virtual que permite comer sem culpa.

projectnourished_pr_photo2

Final de ano, aquela comilança toda que a gente fica janeiro inteiro se sentindo culpado. Mas e se você pudesse comer sem esse medo? Ou então pessoas com alergia ou intolerância ou até mesmo doenças como diabetes ou bulimia pudessem comer sem se preocupar? O Project Nourished (algo como Projeto Nutrido, em inglês) é uma experiência gastronômica de realidade virtual que permite exatamente isso: comer sem culpa.

projectnourished_pr_photo7

O conceito se baseia nas sensações que são ativadas quando comemos, visão, olfato e paladar, com textura e sabor. O Project Nourished ativa cada uma delas com uma tecnologia diferente. A experiência começa com o software de realidade virtual para Oculus Rift, para você ver o seu prato, identificado por sensores nos talheres. O Rift ainda permite escolher o cenário da sua refeição, seja um deserto ou uma cidade cheia de gente. Antes mesmo de levar uma garfada à boca, difusores aromáticos liberam o cheiro da comida. Mas e o que se está comendo de verdade?

projectnourished_pr_photo5

A comida “virtual” é feita com hidrocolóides e gomas, permitindo alcançar uma grande variedade de texturas e sabores. Os ingredientes, como ágar, pectina, kon’nyaku e goma arábica, são naturais, derivados de algas, frutas e vegetais, simulando os alimentos sem acarretar problemas de saúde. Em parceria com chefs, cientistas de alimentos e artistas, os pratos terão uma nova “estética”, unindo o real e o virtual. Em breve, de acordo com site, será possível imprimir os alimentos do Nourished, fazendo o download dos menus em lojas virtuais e com cartuchos para impressoras 3D especiais. O cardápio atual já testa tortas, lasanha, filés e até sushi!

projectnourished_pr_photo8

Project Nourished junta realidade virtual, impressões 3D e gastronomia

 

Segundo o criador do projeto, o designer Jinsoo An, o projeto foi inspirado por uma cena do filme Hook – A Volta do Capitão Gancho, na qual Robin Williams(Peter Pan) aprende a imaginar a comida no prato. Mais recentemente, o padrasto de An reclamava de não poder comer mais as comidas que gostava por ter diabetes. E então veio a ideia: e se pudéssemos imaginar um banquete sem estar de fato comendo ele?

O criador acredita que o projeto pode reduzir o consumo diário de calorias e eliminar desejos de comidas que não são benéficas, ajudando em doenças como obesidade, diabetes, bulimia, anorexia, câncer e problemas cardíacos. Mas um alerta: o objetivo não é substituir todas as comidas, mas apenas oferecer uma alternativa para matar aquela vontade. O Project Nourished ainda está em testes e deverá lançar uma versão alfa ainda esse ano.

Fonte: Daily Mail

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top