Conecte-se conosco
Verily - Google - Alphabet

Ciência e Tecnologia

Projeto do Google quer prever doenças antes de você saber

Projeto idealizado pelo Google tomará vida por meio da Verily, a divisão de saúde e tecnologia da Alphabet Inc.

Desde antes de passar a ser controlada pela Alphabet, a Google sempre teve interesse em diversificar os seus negócios. As principais irmãs da Gigante das Buscas são: Calico, Fiber, Nest e Verily, sendo que esta última é focada em pesquisas na saúde e aparenta ser tão ambiciosa quanto o próprio buscador.

Esta semana, a Verily anunciou que tomará conta do projeto Baseline, uma ideia que nasceu na Google e finalmente sairá do papel. Com ele, a empresa espera envolver 10.000 pessoas numa pesquisa que durará quatro anos, tudo para entender como e por que as pessoas ficam doentes.

A ideia aqui é poder prever determinadas patologias antes mesmo que elas apresentem sintomas, ou se tornem difíceis demais de controlar. Até que os primeiros resultados sejam obtidos, a companhia trabalhará em conjunto com a Universidade Duke, da Carolina do Norte, e a Faculdade de Medicina de Stanford, localizada na Califórnia.

Exames de sangue, saliva e lágrimas

Verily Study Watch

Batizado como Study Watch, o relógio silenciosamente analisará os dados cardíacos do paciente

Os estudos envolverão a observação ativa dos participantes, seja por meio de questionários periódicos, exames presenciais ou o uso de equipamentos para monitorá-los – uma vez por ano, todos os envolvidos passarão por uma bateria de testes e realizarão exames de sangue, saliva e lágrimas, além de terem seus sinais vitais constantemente analisados por dispositivos vestíveis.

Coletando dados não só sobre os próprios pacientes, a Verily também pretende realizar pesquisas sobre o clima e o ambiente que essas pessoas frequentam e, assim, espera conhecer a fundo o mecanismo de contágio e desenvolvimento de certas doenças.

“Esperamos que o Baseline sirva como um grande banco de dados para vários tipos de doenças. O objetivo é poder usar os dados coletados para prever condições de saúde e tornar os tratamentos mais eficazes.” – disse Nancy Brown, CEO da American Heart Association

Apesar de não haver uma data definida para o início da pesquisa, a companhia – que inclusive já se chamou Google Life Science – espera selecionar todos os dez mil envolvidos ainda este ano nos próximos meses. Vale lembrar que quem participar dos testes poderá ser compensado e até se tornar um ‘participante qualificado’, algo que os executivos da Verily não detalharam muito.

Por fim, ressaltamos que o Baseline não é o único projeto em curso dentr?o da divisão: as pesquisas feitas neste exato momento envolvem lentes de contato que monitoram a taxa de glicose no sangue, além de utensílios inteligentes que auxiliam pacientes com Parkinson.

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir