Connect with us

Geral

Proteja seus olhos contra a Síndrome da Visão do Usuário de Computador

Para quem não conhece, a Síndrome da Visão do Usuário de Computador (sigla CVS, em inglês), é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador. Estes sintomas incluem: olhos irritados ou vermelhos, coceira, ressecamento ou lacrimejamento, “cansaço” ocular, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas e halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla. Existem ainda outros sintomas como: dor de cabeça, dor na nuca ou nas costas, espasmos musculares e etc…

Se você passa boa parte do dia em frente ao computador, saiba que existe uma técnica que pode prevenir que seus olhos fiquem com a “Síndrome da Visão do Usuário de Computador”.

Para quem não conhece, a síndrome (sigla CVS, em inglês), é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador. Estes sintomas incluem: olhos irritados ou vermelhos, coceira, ressecamento ou lacrimejamento, “cansaço” ocular, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas e halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla. Existem ainda outros sintomas como: dor de cabeça, dor na nuca ou nas costas e espasmos musculares.

A CVS ocorre porque nossa visão não foi feita para encarar uma tela de computador durante muitas horas seguidas. As imagens do monitor são formadas por “pixels” ou minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando “focar e re-focar” continuamente. Isto provoca um “stress” dos músculos oculares, resultando nos sintomas descritos.  Qualquer pessoa que passe mais de 2 horas por dia no computador pode desenvolver a síndrome.

Para prevenir a síndrome, existe uma técnica bem simples conhecida como Regra 20-20: a cada 20 minutos, tire os olhos da tela por 20 segundos e olhe para algo distante. O procedimento ajuda a descansar os olhos.

Claro, como é complicado lembrar de fazer isso sempre, existem programas que auxiliam no cuidado a visão. Um deles é o Eye Defender, que fica na barra de tarefas do computador e, de tempos em tempos, realiza um teste; e o WorkRave, que te ajuda a lembrar de tirar intervalos curtos (apenas para os olhos) e longos (para se alongar e corrigir sua postura).

Veja abaixo outras sugestões mais tradicionais para cuidar da sua visão:

  • Posicionar o monitor de 50 a 60 cm dos olhos com seu topo na altura dos olhos ou abaixo. Nunca acima da linha dos olhos!
  • Posicionar os papéis próximos à tela (com suporte) quando estiver digitando
  • Iluminar bem a sala do computador. A luz incandescente é melhor que a luz fluorescente
  • Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do computador e das luzes, usando cortinas nas janelas e filtro anti-reflexo, se necessário
  • Piscar os olhos freqüentemente
  • Manter a tela do monitor sempre limpa
  • Para cada hora de trabalho, descanse 5 minutos olhando para longe
  • Usar os óculos corretos
  • Procure um oftalmologista sempre que necessário!

Fonte: Lifehacker.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top