Connect with us

Ciência e Tecnologia

Próxima geração de APUs AMD Zen terá gráficos tão poderosos quanto o Playstation 4

Evoluindo constantemente, a próxima geração, codinome Raven Ridge, terá um ganho considerável de desempenho, comparável ao PS4 e ao Xbox One.

Atualmente, a AMD trabalha principalmente com dois tipos de processadores. De um lado, temos a linha FX, voltada para o alto desempenho, que vem com mais núcleos e não conta com gráficos integrados. Do outro, temos as APUs (Accelerated Processing Unit), com até quatro núcleos e poderosos gráficos integrados. Estas últimas são uma excelente opção para quem busca um desempenho bacana sem gastar muito, eliminando a necessidade de GPUs dedicadas para jogos menos exigentes. Evoluindo constantemente, a próxima geração, codinome Raven Ridge, terá um ganho considerável de desempenho.

O hype em torno do Zen data desde o ano passado. Será que ele será capaz de concorrer com os principais modelos da Intel?

O hype em torno do Zen data desde o ano passado. Será que ele será capaz de concorrer com os principais modelos da Intel?

Segundo o TweakTown, essa nova geração contará com uns bons upgrades. A CPU contará com os novos cores Zen, arquitetura da AMD que substituirá o Bulldozer. Já a GPU usará a arquitetura Vega, uma evolução da Polaris presente nos recém-anunciados Macbooks da Apple. Vale destacar que nem Zen nem Vega foram anunciados oficialmente. Ou seja, a Raven Ridge será um produto importantíssimo para a AMD, introduzindo ambos no mercado. E já trazem uma expectativa e tanto: será tão poderosa quanto a configuração do PS4 e do Xbox One, ambos com chips também projetados pela AMD.

Ficha técnica de respeito

Serão até 16 unidades de execução, com 4 núcleos de CPU e 1024 cores de GPU, suporte a DDR4, HBM2 e TDPs que variam entre 35 e 95 watts. Ou seja, as especificações mostram sinais de cumprir o prometido, além de chegar com um processo FinFET de 14 nanômetros. Ainda não há uma data oficial de lançamento, mas já podemos adiantar um ponto: 2017 será um ano e tanto para a AMD. Será que a combinação Zen + Vega será capaz de melhorar o posicionamento da AMD em relação à Intel? Esperamos que sim, já que mais concorrência implica em preços menores para o consumidor.

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top