Conecte-se conosco
Novo USB será reversível

Ciência e Tecnologia

Próximo conector USB será menor e (finalmente) reversível

Novo conector padrão USB finalmente poderá ser conectado de qualquer lado, e será menor que o atual.

Novo USB será reversível

Tradução: 1. Pluga o USB / 2. Não entra. Vira / 3. Não entra de novo. Vira outra vez. / 4. AGORA entra…

O padrão USB trouxe grandes benefícios a todos nós usuários de computadores e periféricos, mas também trouxe um dos maiores pequenos-grandes aborrecimentos do dia-a-dia: tentar conectar um USB no computador no lado certo na primeira tentativa. Embora a probabilidade de acertarmos o lado sem olhar seja de 50%, todos sabemos a Lei de Murphy é a que entra em ação e, na maioria das vezes, nossa primeira tentativa é com o lado errado.

Porém, a nova atualização do padrão USB pode acabar definitivamente com essa agonia. O próximo conector não só deverá ser menor, próximo do tamanho do microUSB atual, como também será reversível, ou seja, poderá ser conectado de qualquer lado. A Apple recentemente trouxe essa possibilidade para seus conectores Lightning e quem usa sabe o quanto esse pequeno detalhe de usabilidade facilita o dia a dia.

O novo conector está sendo chamado de “Type C” mas, por enquanto, não há nenhuma imagem. O que se sabe é que o mesmo chegará junto com o novo padrão USB 3.1, que provavelmente trará ainda maior velocidade de transferência de dados e poderá ser adaptado para futuros ganhos de velocidade sem necessidade de trocar o cabo.

Segundo o USB 3.0 Promoter Group, responsável pela nova especificação, o USB 3.1 terá alguma forma de suporte aos carregadores atuais, para que eles não fiquem obsoletos imediatamente com a chegada da nova tecnologia.

Fonte: USB 3.0 Promoter Group via The Verge

 

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top