Connect with us

Apple

Próximo iPhone deverá ser à prova d’água

Próximo iPhone deverá ser à prova d’água. Nesta terça feira, uma patente sobre impermeabilização hidrofóbica for registrada pela Apple.

Waterproof-iphone-7

Esta semana, a Apple apresentou uma patente sobre um novo impermeabilizante baseado em silicone chamado “hydrophobic coating” (revestimento hidrofóbico – em inglês). A patente acabou gerando vários rumores a probabilidade de sua utilização no próximo telefona da companhia, o iPhone 7. O princípio não é novo, tendo vários similares já conhecidos. A técnica consiste em aplicar, via spray ou imersão, o composto impermeabilizante diretamente na placa do smartphone e em outros componentes sensíveis a umidade. A parti daí, o aparelho se torna resistente à imersão em água. O processo pode ser usado para revestir as superfícies externas e internas dos dispositivos, mas algumas estruturas internas com blindagem eletromagnética ainda carecem de uma solução que não cause interferência. Para superar este obstáculo, o documento sugere o uso de pequenas aberturas, logo acima componentes eléctricos sensíveis localizados na placa de circuito impresso.

Quebrar a tela devido a uma queda ou derrubar o telefone na água estão entre as principais causas de inutilização desses aparelhos. A nova tela Gorilla Glass 4, presente nos aparelhos mais recentes, deve resolver o primeiro problema. Quanto ao segundo caso, até já vimos alguns celulares e tablets resistentes a água. As soluções mais comuns tentam tornar o aparelho hermético (totalmente fechado), característica difícil de ser alcançada devido as restrições impostas pelo uso de baterias removíveis, entradas USB, microfones e caixas de som, o que resulta em uma proteção temporária. A aplicação de uma camada protetora parece ser uma solução mais eficiente, podendo também ser usada em conjunto com a anterior.

Com Sony e Motorola também lançando aparelhos com essa propriedade, não se sabe ainda como a tecnologia patenteada pela Apple se diferenciaria das demais. A patente não especificar quaisquer dispositivos, logo, é provável que se aplique a vários produtos fabricados pela companhia, incluindo o novo iWatch (que poderá ser usado durante o banho, de acordo com Tim Cook, CEO da Apple). Infelizmente, seguindo na contramão, tivemos a Samsung com o anúncio de que seus novos lançamentos, o Galaxy S6 e S6 Edge, não darão serão resistentes a água (um retrocesso, uma vez que o modelo anterior, o SG5, era à prova d’água).

O vídeo abaixo mostra várias aplicações interessantes para esta tecnologia:

Fonte: Coolsmartphone, Apple Insider

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top