Connect with us

Geral

Mais rápida e eficiente: Qualcomm anuncia Snapdragon 820 com Adreno 530

Qualcomm anuncia Snapdragon 820 com Adreno 530. Fabricante promete que processador terá performance 40% mais rápida e redução de 40% no consumo de energia

smt-GPU-P1

A Qualcomm anunciou ontem, durante a SIGGRAPH – evento de computação 3D que acontece esta semana em Los Angeles – detalhes sobre as novidades em tecnologia gráfica que estarão presentes nos novos processadores da companhia, incluindo o Snapdragon 820. Apesar do lançamento oficial, a empresa ainda não revelou tudo sobre seu novo chipset (como o clock ou quantidade de núcleos), mas deu muitos detalhes sobre a nova GPU, a Adreno 530, que promete ser consideravelmente mais rápida e eficiente.

Segundo a Qualcomm, a nova GPU terá capacidade de processamento gráfico suficiente para rodar jogos em alta qualidade, comparáveis às de PCs e consoles, além de estar apta para aplicações de realidade virtual. A empresa afirma que a Adreno 530 entrega 40% mais performance gráfica do que a anterior, com uma eficiência no consumo de energia 40% superior (confira no gráfico abaixo).

smt-GPU-P2

Alguns fatores foram determinantes para que a Adreno 530 melhorasse seu desempenho, como um novo recurso chamado de “standalone Gerente GPU Power“, que otimiza o consumo de energia em stand-by. A CPU Kyro de 64 bits é completamente nova, concebida pela Qualcomm e deve servir de base para as gerações futuras de chipsets. Além disso, o Snapdragon 820 irá se beneficiar do processo de manufatura de 14 nanômetros da Samsung (igual a presente no Exynos 7420 do Galaxy S6), que poderá ajudar com o maior problema apresentado no Snapdragon 810: o superaquecimento.

Em termos práticos, além do ganho de performance, melhoria na gestão de energia e menor aquecimento, o Snapdragon 820 apresentará a inédita tecnologia Spectra ISP (Image Signal Processing), projetada para suportar fotografias de qualidade superior a DSLR. Além disso,o Spectra ISP permite que o usuário controle até 3 câmeras simultaneamente (duas traseiras e uma frontal) e capture imagens de até 25MP a 30 fps em um rápido disparo.

smt-GPU-P3

O anúncio das novas tecnologias é motivo de muita euforia, uma vez que os chipsets são os corações dos dispositivos móveis. Dessa forma, todo upgrade que ocorre neles será refletido, em um futuro breve, em produtos e gadgets que integram o nosso dia a dia. Segundo a empresa, mais de 1 bilhão de dispositivos móveis se beneficiam dos processadores Snapdragon atualmente

Qualcomm também aproveitou o evento para anunciar a GPU Adreno 510 – ainda em implementação – que será a GPU dos chipsets Snapdragon 618 e Snapdragon 620, mas não forneceu maiores detalhes sobre o projeto. A empresa não fixou uma data oficial de quando os primeiros mobiles começarão a receber o Snapdragon 820, mas rumores indicam que devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2016.

Fonte: press release Qualcomm.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top