Conecte-se conosco
formula-e-qualcomm

Ciência e Tecnologia

Qualcomm apresenta tecnologia de carregamento sem fio usada na Fórmula E

O sistema de carregamento elétrico sem fio, Qualcomm Halo, é usado na Fórmula E.

formula-e-qualcomm

Sou um apaixonado por corridas,  apesar da Fórmula 1 andar em baixa no Brasil, não consigo perder nenhuma corrida, mesmo com todas as mudanças na categoria que tiraram parte do charme. Talvez por isso, a Fórmula E que teve a primeira corrida oficial este mês tenha merecido maior destaque. A categoria conta com 3 brasileiros: Lucas di Grassi, Bruno Senna e Nelson Piquet.

Acho que a categoria ainda tem muito a evoluir e vai ajudar no desenvolvimento de baterias e cargas rápidas, pois os carros são 100% elétricos. Um evento em São Paulo com a presença do piloto Lucas di Grassi, atual líder do campeonato da Fórmula E, a Qualcomm mostrou o sistema de carregamento elétrico sem fio Qualcomm Halo, que é utilizada nas corridas.

Veja um vídeo (em inglês) dos engenheiros explicando como a tecnologia funciona.

A adoção da tecnologia Halo foi resultado de um acordo que tornou a Qualcomm a parceira tecnológica oficial do campeonato automobilístico da FIA, exclusivo para veículos movidos a energia elétrica.

A empresa avaliará a conectividade e a tecnologia móvel das dez cidades do mundo onde as corridas de Formula E acontecerão, oferecendo ainda soluções para aprimorar a experiência dos espectadores dentro do circuito automobilístico, tais como “live streamings”, videogames e interações pelas redes sociais.

A parceria inclui a instalação da tecnologia da Qualcomm nos veículos de segurança (safety cars) da categoria para que sejam recarregados sem fio durante as competições. A partir da segunda etapa do Campeonato, a solução Halo também poderá ser utilizada pelos pilotos para recarregar os carros de corrida. A tecnologia WEVC (Wireless Electric Vehicle Charging) utiliza a indução magnética para transferir a energia de uma base de carregamento para um dispositivo instalado no veículo elétrico. Os motoristas param sobre essa base e a recarga começa automaticamente.

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top