Connect with us

Android

Quebrou, e agora? Como fazer backup no seu Android

Para alguns, a palavra backup é um bicho de 7 cabeças, mas é nada mais que salvar os arquivos do seu gadget em outro meio para garantir que não se percam caso haja um acidente…

Essa foto acima é o meu celular.  Caiu no chão e a tela quebrou e, por isso, não responde mais aos comandos de toque. Mesmo não contendo nenhuma informação extremamente importante, eu fazia backup de tudo (contatos, SMS, fotos, etc) praticamente todos os dias. E é sobre isso que vim falar hoje.

Para alguns, a palavra backup é um bicho de 7 cabeças, mas é nada mais que salvar os arquivos do seu gadget em outro meio para garantir que não se percam caso haja um acidente. No computador é bastante recomendável gravar os arquivos em um HD externo ou CD/DVD, criar discos de reparação, etc. Mas como fazer backup do seu Android?

1º Passo: Sincronizar com o Gmail

Uma das funções (e a mais útil, na minha opinião) que o Google implementou no Android é a possibilidade de sincronizar com seu email, contatos e agenda do Google (no Android: Configurações > Sincronismo). Sendo assim, seus contatos do Google automaticamente tornam-se seus contatos do seu Android e vice-versa. Meu conselho é sincronizar com o Gmail pelo menos uma vez por dia. Caso o Gmail importe todos aqueles emails que você enviou para o Android, é possível editá-los entrando nos contatos do Gmail e retirando aquele contato do grupo “Meus Contatos”.

Pronto! Seus contatos e seus compromissos estão salvos.

2º Passo: Salvar SMS’s

Existem diversos apps que importam todos seus SMS’s para uma pasta do Gmail. Eu utilizava o SMS Backup, que salva as mensagens de texto automaticamente. Pode ser configurado para salvar num período agendado ou fazer o backup manualmente. Sua falha é não possuir a função de restore, ou seja, não é possível recuperar novamente os SMS’s no aparelho. Mas, caso essa função seja importante para você, existe o SMS Backup & Restore, que segundo os comentários no Market, cumpre com o prometido. Os dois apps são gratuitos, funcionam em todas as versões do Android e podem ser baixados nos links abaixo:

SMS Backup

SMS Backup & Restore

3º Passo: Salvar arquivos diversos

Acredito que a melhor opção é usar o Dropbox. Para quem não conhece, esse app cria uma pasta na nuvem e sincroniza com seu PC, MAC (necessário fazer o download do app) e com o Dropbox website.  O video abaixo explica o funcionamento:

O app é gratuíto, mas o espaço de armazenamento é limitado a 2GB, podendo ser expandido para 250MB por indicação feita ou se um plano for adquirido. Para baixá-lo, é só clicar no link abaixo:

Dropbox

Uma outra opção é o Titanium Media Sync, que incroniza seus arquivos para sua conta do Dropbox automaticamente sem precisar do app do Dropbox no seu Android, uma alternativa para quem esquece ou tem preguiça de salvar os arquivos. O app funciona em todas as versões do Android, mas é pago. O download pode ser feito no link abaixo:

Titanium Media Sync

Seus arquivos, SMS’s, contatos e agenda foram salvos, mas e os apps? Bom, se você for um usuário normal do Android e não fez root, não há muito o que fazer a não ser baixar todos novamente. Caso não se lembre de todos, a sua conta no Market te ajuda (menu “Minha Conta do Market).

Mas se você for um usuário avançado, pode baixar o Titanium Backup ou a versão paga Titanium Backup Pro. Ambos funcionam em todas as versões do Android. Os links são:

Titanium Backup

Titanium Backup Pro

A idéia desse post e ajudá-los a não perder seus preciosos arquivos caso um acidente ocorra. Se tiverem alguma dúvida, comentem e tentaremos ajudá-los.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top