Conecte-se conosco

Apple

Queda nas vendas do iPhone derruba receita da Apple pela primeira vez em 13 anos

smt-iPhone6S-P2

Vendas do iPhone caíram pela primeira vez desde o lançamento em 2007

A desaceleração no mercado de smartphones, que assombra fabricantes de aparelhos Android há algum tempo, também atingiu em cheio a Apple no último trimestre.

Durante os três primeiros meses de 2016, a companhia liderada por Tim Cook vendeu 51,2 milhões de iPhones, queda de 18% se comparada ao mesmo período de 2015 (61 milhões). É a primeira vez, desde o lançamento em 2007, que a quantidade de iPhones vendidos em um trimestre fica abaixo do resultado no ano anterior.

Por ser o carro-chefe da Apple e responsável pela maior parte do faturamento, a queda do iPhone também derrubou as receitas da empresa: foram 50,6 bilhões de dólares de janeiro a março deste ano, contra 58 bilhões em 2015. O lucro no trimestre foi de $10,5 bilhões, também menor que os 13,6 bilhões do ano passado.

ipadpro_large

O lançamento do iPad Pro não foi o suficiente para reverter a queda nas vendas do tablet

O smartphone líder do mercado não foi o único produto da Apple a ter desempenho inferior nos últimos meses: as vendas do iPad (10,3 milhões de unidades) e dos Macs (4 milhões) também diminuíram. O tablet da Apple não cresce desde 2014 e os laptops e desktops da marca seguiram a trajetória da indústria de PCs, que também despencou este ano.

Apesar das notícias ruins trazidas pelos principais produtos, a Apple demonstrou fôlego em alguns segmentos.

A categoria “Outros produtos”, que inclui o Apple Watch, Apple TV e a marca de headphones Beats, atingiu $2,2 bilhões em receita, acima do $1,7 milhão do ano passado.

O setor de Serviços, que inclui a App Store, iTunes e Apple Pay, cresceu 20% no período com destaques para a loja de aplicativos (alta de 35% nas receitas) e o Apple Music, que agora possui 13 milhões de assinantes pagos (eram 11 milhões em dezembro).

apple-watch

Apple não revela a quantidade de Watches vendidos, mas as receitas da categoria “Outros produtos” têm subido

Embora o resultado do 1º trimestre tenha deixado um gosto amargo na boca dos investidores (as ações caíram mais de 8% após o anúncio), a situação financeira da Apple ainda é invejável; a companhia segue como a mais valiosa do mundo ($607,5 bilhões em valor de mercado) e possui reservas no valor de $233 bilhões.

Dito isso, as previsões para o resultado do próximo trimestre ainda são de queda, mas teremos que aguardar até julho para descobrir como foi a performance de abril a junho. Até lá, a Apple terá sediado a WWDC e apresentado suas novas armas na briga pelo mercado mundial de tecnologia.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Review: Notebook Samsung Style 2 em 1 (2017)

Computadores

Review: Notebook Samsung Style 2 em 1 (2017)

Por 21 de junho de 2017
Review: Monitor Curvo LED Samsung 27"

Ciência e Tecnologia

Review: Monitor Curvo LED Samsung 27″

Por 19 de junho de 2017
DIR-895L

Ciência e Tecnologia

Review: SSD Kingston HyperX Savage 240GB

Por 7 de junho de 2017
Review: SanDisk Extreme 500 Portable SSD

Computadores

Review: SanDisk Extreme 500 Portable SSD

Por 31 de maio de 2017

Cultura Geek

Tutoriais

Subir