Conecte-se conosco
ramsonware

Geral

Ransomware: saiba o que é e como se proteger desse tipo de malware

Nos últimos meses um tipo de malware vem ganhando notoriedade na mídia, o ransomware. Ele age como um sequestrador virtual que rouba seus dados e exige resgate, saiba como se proteger.

ransomware

Nos últimos meses um tipo de malware vem ganhando notoriedade na mídia, o ransomware. Ele age como uma espécie de sequestrador virtual e já protagonizou um episódio curioso ano passado em uma cidade do interior de São Paulo.

Na ocasião um cibercriminoso invadiu o sistema interno da Prefeitura de Pratânia (SP). Para ter acesso ao sistema é necessário uma senha. O grupo responsável pelo ataque exigiu um “resgate” de U$3 mil dólares para liberar a senha do sistema. Com o bloqueio os funcionários públicos do município não puderam receber o salário em dias.

Hacker enviou carta pedindo resgate (Foto: Reprodução / TV TEM)

Hacker enviou carta pedindo resgate (Foto: Reprodução / TV TEM)

Outro caso similar aconteceu em um hospital nos Estados Unidos, ele foi alvo de criminosos que se infiltraram em sua rede usando ransomware. Funcionários não conseguiam mais acessar os sistemas do hospital, que foi forçado a pagar cerca de US$ 17 mil aos criminosos para restaurar seus sistemas.

O ransomware é um software malicioso que os cibercriminosos usam para criptografar os dados da vítima, eles bloqueiam o acesso à máquina ou a determinados arquivos de computador e exigem o pagamento de um resgate para entregar a chave de decodificação capaz de liberar o acesso aos dados.

Geralmente o pagamento é solicitado em moeda virtual, como o Bitcon, por ser uma moeda que não pode ser rastreada. Este tipo de ataque está em ascensão, e não mostra sinais de declínio.

A modalidade é bastante lucrativa para o cibercriminoso pela facilidade com que conseguem obter o dinheiro, por meio de extorsão. E não pense que eles só atacam empresas e órgãos governamentais, consumidores também são alvo desse tipo de ataque.

Em 2015, o FBI informou ter recebido cerca de 2.500 queixas individuais sobre os ataques de ransomware, que totalizaram mais de US$ 24 milhões em prejuízo para as vítimas.

CryptoLocker, um dos ramsowares mais conhecidos

CryptoLocker, um dos ramsowares mais conhecidos

Uma das formas mais comuns dos hackers infectarem os computadores é por meio de e-mails de spam. Os e-mails costumam conter anexos com vírus que, uma vez baixado, pode criptografar e bloquear o computador de uma pessoa. A situação é bastante alarmante, mas existem algumas precauções que os consumidores podem tomar para se protegerem.

como se proteger de ataques de ransomware

OneDrive-GoogleDrive-DropBox

Em primeiro lugar, é fundamental manter regularmente o backup de seus arquivos atualizado em uma unidade externa que não esteja conectado à sua rede, um HD externo ou pendrive, por exemplo, ou em um serviço de backup na nuvem, como Dropbox, Google Drive, OneDrive ou iCloud.

Caso você seja vítima de um ataque é possível restaurar seus dados com o backup. Também é importante ter um bom antivírus instalado e atualizado para se proteger de novas ameaças, o Microsoft Security Essentials é uma boa recomendação, já que é gratuito.

Desative a restauração do sistema em seu computador. Apesar de ser um recurso útil, a restauração do sistema permite que arquivos maliciosos de malwares já isolados por seu antivírus retornem ao computador.

Mantenha o sistema operacional do seu computador sempre atualizado.

É preciso sempre ser cauteloso com e-mails de desconhecidos. Nunca abra e-mails suspeitos e não clique em links e anexos recebidos por e-mail. Se você baixar um arquivo suspeito, desligue imediatamente seu wi-fi e sua rede. Se você for rápido o suficiente, poderá atrasar a comunicação com o servidor antes de seus arquivos serem criptografados.

E por fim, se você for vítima de ransomware, evite o pagamento do resgate. Ceder irá incentivar os cibercriminosos a continuarem a desenvolver formas mais complexas e sofisticadas de ransomware, além disso, é preciso lembrar que estamos lidando com criminosos e não existe qualquer garantia de que eles vão realmente lhe dar a chave para descriptografar seus arquivos e lhe prejudicar ainda mais.

Faça uma varredura em seu computador com seu software de antivírus, caso somente seus dados estejam bloqueados. O Microsoft Security EssentialsVerificador de Segurança da Microsoft e o AntiRansomware Tool for Home Users da Trend Micro podem ajudar nessa tarefa.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top