Conecte-se conosco
Marte-e-Terra

Geral

Realmente podemos mandar humanos para Marte?

Será que os seres humanos realmente conseguiriam viver em Marte? E em quanto tempo conseguiremos mandar pessoas para povoar o planeta vermelho?

Marte-e-Terra
Gostamos tanto de Marte que pensamos em mandar pessoas para lá. Depois que a NASA anunciou que encontrou água líquida no planeta vermelho e que o filme Perdido em Marte foi lançado, a vontade e as possibilidades parecem ter aumentado.

Numa sessão do Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre) do Reddit, cientistas da NASA – Michael Meyer, Todd May e Brian Muirhead – esclareceram se realmente podemos mandar humanos para Marte e quais são as limitações.

Temos mais chances de sobreviver em Marte do que no satélite Europa

europagif
Europa é uma das quatro luas de Júpiter e ganhou muita atenção pelo fato de possuir mais água do que a Terra, segundo a agência espacial americana. Mas de acordo com Michael Meyer, temos mais chances de sobreviver em Marte do que em Europa, devido à severa radiação no satélite. Para ele, o planeta vermelho é o único lugar em nosso sistema solar que pode abrigar a vida humana de forma sustentável.

Mas… Não podemos beber a água da superfície de Marte

agua-marte
A descoberta de água líquida em Marte foi importante. Porém, o fato dela ser líquida não significa que podemos bebê-la. Isso porque quase toda a atmosfera do planeta é composta por CO2, composto químico que expiramos e que causa baixa pressão. A água pura por lá não consegue ser estável. Além disso, Marte possui um terço da gravidade da Terra, o que significa que você pesaria um terço do seu peso atual se fosse pra lá.

Dá pra ir pra lá mesmo assim?

astro-marte
Hollywood já povoou Marte no filme “O Vingador do Futuro” (1990) estrelado por Arnold Schwarzenegger, já na vida real, os desafios tecnológicos são enormes. A NASA sabe como mandar pessoas para o espaço e como sobreviver por lá, mas ainda precisa descobrir como podemos nos tornar independentes da Terra para sobreviver muitos anos.

A expectativa é que humanos possam começar a ir para o planeta vermelho na década de 2030. Hoje, eles trabalham em soluções para conseguir enviar humanos de volta do espaço com o Space Launch System e a Orion Capsule, além de sistemas de suporte de vida a longo prazo na Estação Espacial Internacional. Será necessário ainda trabalhar num sistema de transporte de habitação e um aterrissador. Uma boa parte desse trabalho irá depender de robôs.

Um outro problema que enfrentamos é a falta de um campo magnético. Aqui na Terra, ele é capaz de nos proteger da radiação solar. Por lá não teríamos a mesma sorte, a não ser que criemos campos magnéticos, o que é possível. A dificuldade hoje é fazê-lo grande o suficiente.

E aí, se você tivesse a oportunidade de ir para Marte, iria?

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top