Conecte-se conosco
pc-gaming-shutterstock

CULTURA GEEK

6 funções essenciais que um monitor gamer precisa ter

Aprenda a reconhecer 6 recursos importantes para um monitor gamer. Eles irão te ajudar a ter mais conforto e melhor performance nos jogos

Aprenda a reconhecer 6 recursos que um monitor gamer precisa ter

O mercado de jogos eletrônicos para PCs está em pleno crescimento no Brasil. De acordo com uma pesquisa  realizada pela Newzoo, consultoria global especializada na indústria de games: o país já figura na 11ª colocação na lista dos maiores mercados do mundo.

Mais da metade dos 33,6 milhões de brasileiros do segmento, e 56% dos jogadores, investem dinheiro em jogos. E mais do que investir nos jogos, é essencial investir em equipamentos para jogar.

Quem leva o jogo à sério que sempre estar com equipamentos de alto nível, e com a melhor qualidade, conforto e praticidade possível. Tecnologias de ponta fazem a diferença em jogos, desde o mouse até o monitor.

Valores como taxa de atualização, tempo de resposta e outros aspectos separam monitores normais de monitores gamer. Nesse artigo você conhecerá e aprenderá a reconhecer 6 características essenciais que um monitor gamer precisa ter.

1. Taxa de atualização

taxa de atualização

Especificação cobiçada pelos jogadores de FPS, a taxa de atualização indica qual o número de vezes que uma imagem é renovada na tela de um monitor a cada segundo e é medida em Hz (hertz).

Monitores convencionais e TVs utilizam a taxa de 60Hz, o que pode causar borrões na imagem e prejudicar a experiência em jogos com movimentos rápidos.

Em jogos de ação, aventura, casuais e outros do gênero, uma alta taxa de atualização não é tão importante. Mas quando falamos de jogos de tiro em primeira pessoa, um monitor com uma taxa elevada faz toda a diferença.

Os produtos voltados ao mercado gamer possuem números mais elevados, chegando até a 144 Hz, nível que garante uma perceptível melhora na imagem e deixa o jogo sem tremores – até 2,4 vezes mais rápido que um monitor comum.

Na prática, em uma partida multiplayer de Battlefied 4, por exemplo, você conseguirá enxergar melhor os movimentos de seus oponentes sem experimentar o efeito de motion blur (imagem desfocada, causada pela alta velocidade do movimento).

O “problema” dos monitores de 144Hz é seu preço elevado. Para os consumidores que não podem adquirir um produto com essa taxa, existem opções com 75 Hz, que são superiores aos aparelhos convencionais.

2. Tempo de resposta

pc-gaming-shutterstock

“Ei vacilão, essa kill era minha!!” O que costumo dizer em partidas de FPS, culpa do meu monitor de 60Hz

Uma das funções mais importantes para se ter sucesso em partidas online é o tempo de resposta, e claro, uma internet com ping baixo.

O tempo de resposta é quem decide se um monitor pode ser considerado gamer, ou não. Essa característica define a velocidade em que a luz é capaz de passar pelo painel. A medida é feita em milissegundos (ms) e, quanto menor o valor indicado, melhor.

Em monitores mais avançados o menor tempo de resposta é de apenas 1ms, e isso significa ter jogos em velocidade sem rastros e “efeitos fantasma” na tela.

Desta forma, movimentos rápidos e transições bruscas podem ser processadas sem problemas, com imagens suaves, que lhe dão vantagem sobre o oponente. O baixo tempo de resposta garante uma melhor performance do usuário no jogo, por proporcionar movimentos e comandos em tempo real – sem atrasos ou defeitos na imagem.

3. Ergonomia

monitor-gamer-pivot-position

Esse item é muito importante, pois se trata do nosso bem estar enquanto jogamos. além disso, cada tipo de jogo tem uma exigência diferente.

O modo como o jogador se porta em frente ao computador é importante para que tenha a melhor visão e conforto. Por isso, a personalização da posição do monitor é muito importante.

Uma boa dica é que ao procurar um monitor, você se atente à sua ergonomia e o quanto ele pode se movimentar no próprio eixo. Há modelos em que é possível ajustar a altura, o ângulo, o giro e deixá-los na posição pivot (na vertical).

4. Tecnologias anti fadiga visual

tecnoloogia anti fadiga monitor gamer

Para atingir a perfeição em jogos, é necessário dedicação e muitas horas na frente do PC, no entanto, depois de algum tempo já estamos com a vista cansada, e isso atrapalhe, e muito, o desempenho.

Para que a atividade não prejudique a visão, você precisa checar se o monitor escolhido possui tecnologias anti fadiga visual. O bem-estar de quem joga já se tornou um ponto essencial para quem fabrica os produtos e está cada vez mais comum achar monitores com tecnologias assim.

Há modelos disponíveis no mercado com muitas funções para aumentar o conforto visual dos gamers. A AOC, por exemplo, apresenta as tecnologias Anti-Blue Light, que reduz em mais de 90% as ondas curtas de luz azul que são prejudiciais ao olho humano (sem sacrificar as cores dos jogos), além da Flicker-free, que reduz a ondulação da tela para aliviar o desconforto durante longas horas de jogo.

5. Conexões

vga-hdmi-displayport-shutterstock_38217310

Jogadores de alta performance buscam sempre o maior nível de conexão, o que melhora a qualidade de imagem e a velocidade da visualização das ações.

Além das tradicionais entradas VGA e DVI, também é comum nos modelos mais recentes a HDMI. Entretanto, os últimos e mais tecnológicos lançamentos apresentam a conexão Display Port, a mais moderna do mercado.

Se você não faz ideia do que sejam essas siglas, leia nosso artigo sobre conexões e entenda cada uma.

6. Diferentes modos de jogo

modos-de-jogo-pc-gaming-monitor-teclado-razer-shutterstock_459543337

Um monitor que permite a troca rápida de configurações, como brilho e cor, é muito conveniente para quem é gamer. Esse recurso possibilita a você selecionar qual a função que mais lhe beneficia em cada momento, alterando as configurações do monitor para se adequar a diferentes tipos de jogos.

Há opções no mercado em que o jogador deixa as configurações de preferência salvas e pode trocá-las facilmente apenas pressionando um botão. Então você pode selecionar um perfil para navegar na internet, e outro para jogar.

Considerações finais

Conhecendo estes 6 recursos fica fácil identificar um monitor que servirá não somente para navegar na internet, mas será um grande aliado em suas jogatinas. Esses pequenos detalhes fazem uma grande diferença nos jogos, então fique de olho em todos eles quando for escolher seu próximo monitor.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top