Conecte-se conosco

Android

Rede 4G, Cloud, Realidade Aumentada e outras tendências para 2011

Rede 4G, realidade aumentada, aplicativos e games estão entre as tecnologias móveis que, segundo o INdT, devem fazer a diferença ao longo deste ano…

A comunicação móvel já se tornou parte inerente do modo de vida de milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com um estudo do instituto Gartner, até 2013, os telefones celulares vão superar, em número, os computadores tradicionais. E a quantidade de aparelhos móveis equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilhão de unidades. Nessa realidade, os smartphones têm assumido um papel cada vez mais central na mobilidade, oferecendo mais funções conectadas.

Diante disso, apresentamos os assuntos sobre mobilidade que devem mais se destacar em 2011. Veja abaixo:

.
1. Redes 4G:

Conforme uma tendência mundial e diante da diversidade de tecnologias de acesso disponíveis, a rede 4G caminha para ser a ‘rede das redes’. Dessa maneira, a ideia de construir um sistema de comunicação universal, com cobertura ampla e alta capacidade de transmissão, poderá ser realidade muito em breve. As aplicações mais usadas nas redes 4G são:

  • Transmissões digitais de vídeo em alta definição (TV digital, TV pay-per-view e vídeo chamadas)
  • Geolocalização e redes sociais
  • Rádio Digital
  • Jogos on-line e multi-player (com opções de realidade aumentada)
  • Voz sobre IP (VoIP)
  • Video streaming em HD
  • Download e compartilhamento de músicas
  • Internet para automóveis
  • eCommerce e eMoney

.
2. Realidade Aumentada:

Entre as aplicações mais interessantes para realidade aumentada, os usuários podem esperar novidades nas interfaces dos GPS que contam com câmera. Ao indicar a localização do usuário, em qualquer ponto do globo, o sistema compila informações de um software de reconhecimento de ambientes que, ao terem sua imagem capturada pelas lentes da câmera, disparam informações complementares sobre os locais ao longo do percurso. Em alguns casos será possível receber informações turísticas, históricas, serviços ou até mesmo cupons de desconto. A área de saúde também pode contar com benefícios dessa tecnologia, como softwares de apoio a diversos tipos de tratamentos, onde um programa interage com as embalagens dos medicamentos, por exemplo, fornecendo informações adicionais como tabelas, legendas informativas ou instruções para facilitar alguns procedimentos médicos.

.
3. Aplicativos e Games:

Devido ao grande mercado de aplicativos e às diferentes plataformas, o que deve acontecer em um futuro próximo é a intercompatibilidade de aplicativos e games entre essas várias plataformas móveis (Android, iOS, Symbian, WP7, dentre outras). Além disso, o tempo de desenvolvimento tende a ser ainda menor, o que permitirá que novas aplicações sejam desenvolvidas praticamente em tempo real, de modo que muitos aplicativos surjam na mesma proporção e época dos acontecimentos sociais. Em 2011, o mercado de games em aparelhos celulares vai só aumentar. As aplicações de jogos estão entre os mais procurados nas lojas de aplicativos de qualquer sistema, seja no Android Market, iTunes App Store, Windows Marketplace ou na OVI Loja (dentre outras, claro).

.
4. Cloud computing (Computação na Nuvem):

Faz cada vez menos sentido a ideia de ficarmos presos a máquinas estáticas. A possibilidade dos dados e atividades de processamento serem armazenados e executados em algum lugar fora do aparelho está ganhando cada vez mais espaço. Para celulares e smartphones, é uma excelente solução. As pesquisas atuais estão determinadas a desenvolver ferramentas e tecnologias para que os aparelhos celulares possam estar conectados o tempo todo, com acesso a todos os serviços e arquivos que interessem aos usuários, seja para acessar emails, editar planilhas, conferir apresentação e textos, tudo diretamente da nuvem.

.
5. Segurança:

A quantidade de informações pessoais que as pessoas carregam nos seus celulares é cada vez maior. Além disso, os aparelhos tendem a estar cada vez mais conectados à internet. Para preservar o acesso a estes dados, cada vez mais surgem soluções de segurança para dispositivos móveis.

.
6. Tecnologias 3D:

A tecnologia 3D tem sido um dos assuntos de maior interesse do mundo digital e é muito provável que essa funcionalidade seja transportada em breve para os aparelhos celulares, principalmente se for possível reduzir a necessidade dos óculos 3D, seja para jogos, aplicativos ou, até mesmo, na interface gráfica do próprio aparelho.

.
7. Expansão das redes sociais via mobile:

As redes sociais tendem a se popularizar ainda mais por meio de aplicativos em aparelhos móveis, como Twitter, Facebook e Foursquare. Já existem aplicativos para vários aparelhos, mas é provável que celulares low end (de entrada), e outras plataformas mais simples também recebam versões desses aplicativos. Outra tendência promissora é uma integração maior entre redes sociais e serviços baseados em localização, que utilizam o GPS dos aparelhos para interagir nessas plataformas.

.

Fonte: Instituto Nokia de Tecnologia

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top