Conecte-se conosco
Nokia

MOBILE

Nokia voltará ao mercado de smartphones e tablets usando Android

A Nokia anunciou nesta última quarta-feira (18) que assinou um acordo com uma empresa finlandesa para produzir smartphones e tablets Android.

Android Nokia

A Nokia, empresa que um dia foi a maior fabricante de celulares do mundo chegou a encerrar totalmente suas atividades no mundo da telefonia móvel quando vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft há 3 anos.

A empresa finlandesa conhecida por ser ousada e inovadora anunciou nesta última quarta-feira (18) que assinou um acordo de licenciamento exclusivo de sua marca com a companhia finlandesa HMD Global para produzir smartphones e tablets Android. O acordo é válido por 10 anos e os aparelhos serão produzidos por uma subsidiária da taiwanesa Foxconn.

Por conta da venda de sua divisão de celulares para a Microsoft, a empresa estava proibida de usar sua marca em smartphones até o ano de 2016. Mas com o fim do embargo a Nokia deve ceder o uso de suas patentes e tecnologia para que a HDM fabrique os aparelhos.

“Em vez de a Nokia voltar a produzir celulares ela mesma, a HMD planeja produzir celulares e tablets que possam ampliar o valor da marca Nokia nos mercados globais”, afirmou Ramzi Haidamus, chefe da unidade de patentes da Nokia.

A volta da Nokia ao mercado de smartphones e tablets foi anunciada ano passado por Rajeev Suri, atual CEO da companhia. Na ocasião ele afirmou que a Nokia estava em busca de parceiros adequados para voltar a fabricar smartphones.

A Nokia vai voltar com tudo?

Withings Activité Pop, um dos smartwatches da fabricante francesa adquirida pela Nokia

Withings Activité Pop, um dos smartwatches da fabricante francesa adquirida pela Nokia

A finlandesa também está investindo em outras áreas para voltar ao mercado com um portfólio recheado de novidades. Recentemente ela lançou uma câmera para realidade virtual capaz de capturar vídeos em 360 graus. Chamada de Ozo, ela tem o diferencial de tem uma visualização em tempo real da produção.

Outro importante avanço da  Nokia foi a aquisição da Withings, fabricante francesa de wearables focada no segmento de saúde, por 170 milhões de euros ($191 milhões).

Com a compra da empresa, a Nokia também entrará no mercado de gadgets vestíveis colocando em seu portfólio itens como smartwatches, pulseiras fitness, balanças inteligentes, babás eletrônicas, termômetros, câmeras de monitoramento doméstico, e muitos outros.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de MOBILE

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top