Conecte-se conosco
capa

Apple

Retrospectiva 2015: Especial Apple

Acompanhe conosco a retrospectiva das principais notícias e principais lançamentos da Apple neste ano de 2015!

capa

Com tantas novidades lançadas no mercado e com o ano terminando, nada mais justo do que fazermos uma retrospectiva da Apple do ano de 2015. Afinal, este foi um ano de grandes avanços tecnológicos, tanto para a empresa de Steve Jobs e Tim Cook, quanto para os consumidores e amantes da maçã.

Apple já começou o ano comemorando ótimos resultados. E isso se comprova pela divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre do ano fiscal de 2015: lucros e resultados esmagadores alavancados pelas vendas dos até então recém lançados iPhone 6/6 Plus e do novo iMac. Para se ter ideia, o lucro líquido trimestral foi de US$18.000.000.000,00 (18 bi de dólares).

Em março, a empresa divulgou que seu mais novo gadget, o Apple Watch, teria as vendas iniciadas em 9 países no mês de abril (Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Reino Unido e Estados Unidos). Além disso, tivemos a atualização do Macbook Pro Retina 13, inserindo o novo Force Touch Trackpad e os novos processadores Intel, da 6ª geração. Ainda neste mês, tivemos o lançamento do Macbook, que dispensa comentários (você pode saber tudo sobre ele aqui):

newmacbook1

Em 27 de abril, ao fim de mais um trimestre fiscal, a Apple voltou a apresentar ótimos resultados, com números mais expressivos se comparados ao mesmo semestre do ano anterior. Interessante ressaltar que as vendas internacionais foram responsáveis por 69% do faturamento, sendo impulsionadas, novamente, pelo iPhone, pelo Macbook e por ótimos resultados na Apple Store.

Em maio, tivemos a atualização do Macbook Pro Retina com tela de 15 polegadas inserindo o novo Force Touch Trackpad. Foi anunciado também, uma nova configuração iMac de 27 polegadas com tela retina 5K, contendo mais de 14 milhões de pixels e custando inacreditáveis R$14.299,00 no Brasil.

Ainda em junho tivemos o lançamento do Apple Music, um novo serviço de streaming de música para fazer frente aos concorrentes mais famosos, como Spotify, Deezer e outros (você pode ler mais sobre o Apple Music neste post).

Tivemos também a linha de software atualizada, com o anúncio do iOS 9 e o OS X El Capitan. O primeiro,  sistema operacional movél presente nos iPhones, iPads e iPods da empresa, foi focado em uma maior experiência do usuário, pró atividade e inteligência do sistema. Já o El Capitan, versão do OS para os Macbooks e iMacs, prometeu chegar para melhorar a experiência do usuário e o desempenho do sistema. Estas novidades foram apresentadas na WWDC 2015, evento voltado para desenvolvedores e público em geral (explicadas mais a fundo neste post).

O segundo semestre do ano normalmente é mais agitado para os fãs da maçã. Os iPhones, atualizações do iOS e outros, são todos lançados nesta época do ano. Dia 15 de julho foram anunciados os novos iPods Touch, definidos como “os melhores iPods já fabricados”. Os novos iPods vieram em novas cores, como cinza espacial, prata, ouro, rosa e azul, e com uma nova câmera, batizada de iSight, com 8MP.

No dia 9 de setembro, tivemos o mais esperado evento da Apple do ano. Foram muitas novidades anunciadas, entre elas, a nova Apple TV, com um novo controle e incorporação da assistente pessoal Siri. Foi lançado também o iPad Pro, uma resposta ao Surface da Microsoft. O iPad possui uma tela retina de 12,9 polegadas e promete entregar um desempenho bem superior aos tablets do mercado:

ipad-pro

Tivemos novidades também no Apple Watch: foram apresentados novas versões do relógio na versão Sport, em alumínio dourado e ouro rosa, assim como o Watch OS 2, o sistema que roda nos relógios e promete deixar o gadget mais rápido e fluido, com novas experiências e apps de terceiros. Foi disponibilizado também a data de atualização do iOS 9, já anunciado previamente, para 16 de setembro.

A grande novidade deste evento, apesar de diversos grandes lançamentos, ficou para o iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Com eles, foi anunciado 3D Touch, tecnologia presente que reconhece e responde a diferentes pressões realizadas na tela. Além de outras evoluções, tivemos evolução na câmera, a cor ouro rosado  e no material do corpo do iPhone, chamado de alumínio serie 7000, uma liga especial do metal para dar mais firmeza e acabar com os problemas de iPhones entortando.

rose-gold-iphone

Há algum tempo a empresa vem sendo criticada por não inovar tanto como em outras épocas. Em 2015 vimos ótimas novidades como o 3D Touch e o Macbook, um laptop extremamente fino. Muitos ficaram satisfeitos com as novidades, mas muitos também estranharam algumas bolas fora da empresa. Tão conhecida pelo seu design e produtos diferenciados, problemas com mouse, canetas do iPad Pro e capas com bateria para iPhone nos fizeram repensar no futuro da maçã, e colocar uma interrogação em nossas cabeças para 2016.

Existem ainda alguns fatos preocupantes para nós brasileiros: a atenção dada (ou a falta dela) ao país e os altos preços praticados. Raramente o Brasil se encontra na lista de países que receberão as novidades primeiro, ficando sempre na segunda ou até mesmo terceira leva. Além disso frequentemente os preços são reajustados (podendo chegar a 50% de aumento) e fazem com que cada vez seja mais difícil comprar os produtos da empresa por aqui.

E vocês? O que esperam da Apple para o ano que vem?

Engenheiro, atleticano, entusiasta de tecnologia e fã dos devices da maçã.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top