Conecte-se conosco
Destacada Acer W510

Computadores

Review: Tablet Acer W510

O tablet Acer W510 foi anunciado na CES de 2013 e deve chegar este ano aqui no Brasil, sim, 1 ano depois, mas apesar disso a configuração dele ainda é atual e tem o potencial de preencher uma lacuna existente entre os Ultrabooks, leves, finos, mas com potência de sobra e muito caros e os notebooks de baixo custo, que ou não são necessariamente portáteis (tamanho e peso) ou não possuem um desempenho satisfatório, ou seja, é um Tablet para quem deseja apenas um portátil eficiente para acessar recursos do Office, navegação na Internet, ver filmes e jogar casualmente.

Tablet Acer w510

O tablet Acer W510 foi anunciado na CES de 2013 e deve chegar este ano aqui no Brasil, sim, 1 ano depois, mas apesar disso a configuração dele ainda é atual e tem o potencial de preencher uma lacuna existente entre os Ultrabooks, leves, finos, mas com potência de sobra e muito caros e os notebooks de baixo custo, que ou não são necessariamente portáteis (tamanho e peso) ou não possuem um desempenho satisfatório, ou seja, é um Tablet para quem deseja apenas um portátil eficiente para acessar recursos do Office, navegação na Internet, ver filmes e jogar casualmente.

Layout e Acabamento

A construção dele é bem sólida e estável o que dá uma sensação adicional de segurança em seu manuseio, mesmo com o corpo todo sendo em plástico.

Mas há dois detalhes que poderiam ser melhorados, o primeiro relacionado às etiquetas coladas na parte de trás do tablet com os logotipos dos fabricantes de componentes, são muitas e é possível removê-las, mas poderiam estar inseridas de outra forma ou nem estar lá. Outro detalhe, também na parte de trás, é o plástico liso, já vi pessoas com mãos com pele muito seca terem problemas para segurar telefones com um acabamento similar.

A tecla Windows está localizada no meio da lateral esquerda do W510, quando o seguramos em modo retrato e no meio do contorno inferior, quando ele está em modo paisagem e esta posição não é a ideal, mesmo considerand0-se que o tablet foi lançado com o Windows 8 e ainda está sendo distribuído com ele.

No Windows 8 o menu iniciar pode ser acessado usando o botão físico ou acessando o Charms através do touch (deslizando o dedo da direita para a esquerda, partindo da beirada da tela) e o botão no meio da tela, ou fica longe da mão, no modo paisagem ou pode acabar debaixo da mão no modo retrato, o que acaba atrapalhando na hora de segurar o tablet, e com o tempo, acaba-se usando muito mais o Charms, que é mais intuitivo e prático.

Após atualizar para o W8.1, o uso do Charms é realmente a melhor opção e pode-se também usar o botão iniciar no Desktop (Área de trabalho), que é o grande diferencial de um Tablet com o Windows 8.x PRO,.

Na área de trabalho é possível usar Softwares completos desenvolvidos para PCs em conjunto com os apps da interface Modern, desenvolvidos especialmente para o W8.x.

O Tablet tem ainda a opção de ser usado com o teclado do tipo dockstation, que o transforma em uma notebook.

A combinação deste teclado com o tablet é uma das melhores e versáteis que já vi, só perdendo para o Lenovo Yoga, cujo teclado gira até 360°, transformando-o em um tablet.

O uso do teclado junto com o tablet permite no máximo um giro de 295°, deixando o tablet na posição ideal para ser usado para ver filmes, fotos, etc.

Além disso, seu uso torna mais fácil o manuseio enquanto deitado, pois é possível apoiar o conjunto em seu corpo, enquanto o segura com apenas uma das mãos, muito melhor do que os outros tablets no mercado, em que se precisa mantê-los no ar o tempo todo.

Mas o recurso mais interessante deste teclado é sua bateria interna, que dobra a autonomia de uso do Tablet.

Hardware e Desempenho

Existem 2 versões deste Tablet à venda no mercado americano, sendo que a diferença está na capacidade de armazenamento do HD (MMC), 32 Gb ou 64 Gb.

A unidade que recebemos para testes é a versão de 64 Gb, que é a única disponível no site da Acer do Brasil, então muito provavelmente apenas a versão com 64 Gb será vendida por aqui, o que é muito bom, 32 Gb de armazenamento limitariam e muito a capacidade de instalação de novos Softwares e aplicativos, pois nem todos são possíveis de serem instalados no cartão de memória.

Um dos destaques do Acer Iconia W510 é velocidade de inicialização do sistema, que demora entre 2 a 5 segundos para ficar disponível após apertar o botão de energia.

Com sua tela de LED 10,1″ e resolução de 1366×768, 2Gb de RAM e processador Atom Z2760 (1,8GHz) é capaz de atender todos os perfis de usuários, com exceção de Gamers, consegui jogar Halo: Spartan Assault sem problemas, mas outros jogos, que requerem placas gráficas dedicadas não irão funcionar, mas o jogador ocasional irá se divertir bastante com jogos como Minion Rush, cuja jogabilidade no Tablet é ainda melhor que jogando em um Smartphone.

A tela capacitiva que suporta até 10 toques simultâneos possui resposta muito rápida e a Acer fez uso desta capacidade colocando atalhos para alguns Softwares proprietários, como o Acer Ring, que é uma interface de atalhos personalizados, para aplicativos, fotos, músicas, etc. e é acessado girando a mão após tocar a tela com 5 dedos,o que é realmente prático.

Conectividade

No quesito conectividade, o Acer W510 ganha de todos os tablets similares, pois sendo usado sem o teclado é o único que possui uma conexão USB normal e não uma micro USB para a conexão de outros dispositivos, ou seja, não é necessário o uso de um adaptador para conectar um Pen Drive, por exemplo. E ele ainda ganha mais uma porta quando se utiliza acoplado ao teclado.

Além disso, possui Bluetooth LE (4.0), o que permite conectar dispositivos compatíveis com a tecnologia com reduzido consumo de energia, por exemplo, tenho um teclado Bluetooth que promete uso de 1 ano com apenas 1 bateria, similar às utilizadas em relógios ou brinquedos para crianças. Outro recurso, que gostei muito e que utiliza o Bluetooth 4.0 é a possibilidade de usar pareado constantemente com um Smartphone com Windows Phone e ativar automaticamente o compartilhamento da internet via WiFi do telefone, sem nem ao menos precisar encostar no telefone.

A antena WiFi é compatível com Wireless 802.11b/g/n e permitiu conexões de até 300 Mbps em meu router com tecnologia Wireless ac da D-Link

No tablet é possível ainda expandir a memória interna com o uso de cartões micro SD e na dockstation há um leitor de cartões de memória, aumentando ainda mais a flexibilidade de uso do Tablet.

Usabilidade

Com apenas 580g é fácil o seu manuseio como Tablet, mas considerando que a dockstation não aumenta muito o peso e permite outros modos de segurar e apoiar o tablet de forma mais confortável, acabei por usar ele mais tempo em conjunto com a dockstation do que apenas como Tablet.

E devido ao seu tamanho, é muito mais fácil de carregar e usar do que um notebook e ao contrário de tablets com sistemas operacionais móveis, ele realmente pode ser usado sem qualquer tipo de limitação, seja de disponibilidade de aplicativos ou de compatibilidade de sites com o browser sendo utilizado.

Mais sobre os seus recursos podem ser vistos no vídeo abaixo

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=E0sdNCP-yxU#t=104]

Conclusão

O Acer W510 apesar de ser um lançamento da CES de 2013 ainda tem muito potencial, tanto se for considerado um tablet ou um notebook híbrido com Touch e Type e é o ideal para quem precisa estar conectado e em movimento por longos períodos de tempo.

Especificações

Sistema Operacional
Sistema Operacional Windows 8
Processador e Chipset
Fabricante do processador Intel
Tipo de processador Atom
Modelo de processador Z2760
Velocidade do processador 1,50 GHz
Núcleo do processado Dual-core (2 Core)
Memória
Memória padrão 2 GB
Tecnologia da memória LPDDR2
Leitor de cartão de memória Sim
Adequado para cartão de memória microSD
Armazenamento
Capacidade de memória Flash 64 GB
Exibição e Gráficos
Tamanho da tela 25,7 cm (10,1″)
Tipo de tela de exibição Active Matrix TFT Color LCD
Modo de tela HD
Resolução de tela 1366 x 768
Tecnologia de iluminação traseira LED
Touchscreen Sim
Ecrã Multi-Toque Sim
Fabricante do controlador gráfico Intel
Tecnologia de memória gráfica LPDDR2
Acessibilidade de memória gráfica Compartilhado
Rede e Comunicação
Fabricante LAN sem fios Broadcom
LAN sem fios padrão IEEE 802.11b/g/n
Bluetooth Sim
Interfaces/Portas
HDMI Sim
Dispositivos de entrada
Tipo de teclado Teclado Touchscreen
Dispositivos embutidos
Microfone Sim
Software
Sistema operacional Windows 8
Arquitectura do Sistema Operativo 32-bits
Informações da bateria
Número de células 2 Células
Química da bateria Polímero de Lítio (Li-Polymer)
Capacidade da bateria 3540 mAh
Tempo máximo de bateria Video 9 Horas
Descrição da alimentação
Potência Máxima da Fonte de Alimentação 18 W
Características físicas
Altura 18,7 mm
Largura 167,5 mm
Profundidade 258,5 mm
Peso (aproximado) 580 g
Garantia Um ano de garantia Limitada

Engenheiro, Fã de Sci-Fi, games, animes, tecnologia móvel.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top