Connect with us

Câmeras

Review: Canon PowerShot SX50 Point and Shot

Preparamos para você um review da Canon SX50, promessa da Canon para atrair clientes do mercado de câmeras semi-profissionais…

canon-powershot-sx50-hs_1346845656[1]

Este review foi escrito para os iniciantes em fotografia que não querem saber (ou pelo menos não por agora) sobre as configurações manuais e avançadas de uma câmera, querem apenas apontar e fotografar. Se você se interessa por informações mais técnicas, temos dicas de outros artigos com informações mais avançadas sobre a câmera no final do post.

Dito isso, vamos aos fatos: é comum hoje em dia vermos pessoas com câmeras não tão compactas em mãos, fotografando suas férias ou momentos diversos. Essas pessoas abriram mão de uma câmera compacta para ter um pouco mais de qualidade em suas fotos, porém, grande parte desse público não quer carregar diversos modelos de lentes de tamanhos e preços bem variáveis. Para essas pessoas existem as câmeras que estão em uma categoria conhecida como Semi-profissional ou Super Zoom ou ainda Ultra Zoom.

É nessa categoria que a Canon PowerShot SX50 se enquadra e promete estar pronta para a briga por essa fatia de mercado que vem crescendo a cada dia.

Vamos começar falando sobre o zoom (e que zoom!, são incríveis 50x de zoom ótico e 4x de zoom digital, podendo chegar então a 200x de zoom total. Comparando o zoom ótico da PowerShot SX50 com uma câmera profissional com lentes intercambiáveis, seria o equivalente a uma lente de 1200mm. Se você não faz ideia do que isso significa, vamos fazer algumas comparações entre ela e uma câmera profissional e suas lentes. Lembrando que o zoom máximo da SX50 se compara com uma lente de 1200mm, veja a SX50 lado a lado com uma lente de 300mm, 600mm e 1200mm e perceba a incrível potência do zoom dessa câmera:

SX50 vs DSLR 300mm SX50 vs DSLR 600mm SX50 vs DSLR 1200mm
SX50 vs DSLR 300mm SX50 vs DSLR 600mm SX50 vs DSLR 1200mm

Não, eu não estou tirando onda com a sua cara, se tem dúvidas ou se deseja comparar outras câmeras, acesse o site camera size.

Se fossemos comparar o zoom digital de 200x, teríamos o equivalente a uma lente de 4800mm profissional. Eu não encontrei uma lente dessas para poder comparar. Mesmo por que, quando usamos o zoom digital, temos uma grande perda de qualidade da imagem uma vez que, na verdade, esse zoom faz uma ampliação da foto (então não tenha muitas expectativas com o zoom digital de qualquer câmera).

Através dessas imagens você agora consegue compreender o que você leu no segundo parágrafo desse artigo. A vantagem principal é poder ter uma alta qualidade de imagens e um grande alcance de zoom, sem precisar carregar quilos de equipamentos, gastar uma pequena fortuna e aprender a manusear isso tudo.

Mas, como não existe mágica, para que seja possível conquistar esses benefícios na super zoom, a qualidade das fotos acaba sendo um pouco prejudicada, mas não é nada que atrapalhe a tirar ótimas fotos com essas câmeras.

Esse enorme zoom impressiona e deixa animado quem gosta de fotografar pássaros e natureza em geral. Confira uma pequena galeria de fotos que foram tiradas com a SX50 em seus mais diversos níveis de zoom para que você compreenda a potência do zoom da SX50 (lembrando que o zoom ótico é de até 50X, após isso os zoom de 100 e 200X são digitais ou crop). As fotos foram tiradas por um fotógrafo amador e sem tripé. Para ver as fotos clique na imagem abaixo:

Galeria de Imagens (clique na imagem para iniciar):

 

Mas uma foto não é feita apenas de zoom não é mesmo?

Vamos então falar de outros detalhes que vão te ajudar a decidir se essa câmera será ou não seu mais novo sonho de consumo.

A SX50 possui um sensor de 12.1 megapixels, bateria recarregável de 920 mAh, visor LCD articulado de 2.8 polegadas de ótima qualidade (461 mil pontos), seu flash atinge em torno de 13,5 metros, foco automático, grava vídeos em FULL HD com som estéreo e permite usar o zoom e tirar fotos durante a filmagem.

Conexões/entradas: saída HDMI e A/V (PAL/NTSC), entrada para controle remoto, saída MINI USB com MTP e PTP, entrada para cartão SD, SDHC, SDXC e sapata para flash externo.

Facilidades para o usuário: As câmeras da categoria super zoom querem conquistar os usuários com pouco conhecimento técnico e para isso precisam inserir facilidades e configurações automáticas em seus equipamentos, caso contrário o usuário ficaria extremamente insatisfeito ao olhar uma foto e descobrir que pagou um valor considerável em uma câmera e suas fotos estão piores do que as tiradas pelo seu celular (sim isso é possível caso sejam utilizadas configurações incorretas). A Canon não ficou para trás e fez um belo trabalho para auxiliar o usuário, tanto via software quanto via hardware (posicionamento dos comandos).

Modo automático inteligente: A medida que o usuário se torna mais confortável com seu equipamento, é normal que queira aprender um pouco mais e a cada dia que passa. O uso de alguns controles manuais são priorizados, tanto para melhorar a qualidade das fotos quanto para dar uma característica própria para suas fotos. Enquanto você não chega nessa etapa, vem a pergunta: o que seria de nós, meros usuários, sem o modo automático? (esse é o momento em que começo a receber e-mails ameaçadores dos fotógrafos profissionais).

A Canon SX50 possui 58 modos configurados de fábrica que ajudam a tirar boas fotos em qualquer situação, isso significa que a câmera vai se adaptar e obter a configuração ideal para cada foto sem que o usuário tenha que saber a complexidade envolvida por trás de cada cena. Para que você compreenda melhor, esse modo consegue perceber, por exemplo. se é uma foto noturna, diurna, com muita luz, pouca luz ou até contra a luz, se está fotografando algo em movimento, se existem sombras faciais, e muitos outros. Baseado nisso, a câmera ajusta a intensidade do flash, abertura da lente e todas as configurações necessárias para a cena. O modo automático também está presente no modo de filmagem da SX50, porém com menos opções de cena: são 21 modos que não deixam a desejar, criando ótimos filmes em HD ou FULL HD.

Filtros criativos: Os usuários adoram alterar suas fotos com filtros e efeitos, prova disso é o sucesso de aplicativos para diversas plataformas que fazem isso de forma simples, como o Instagram. A Canon SX50 possui 10 filtros, muitos deles presentes também anteriormente em sua antecessora SX40, e através deles é possível obter imagens criativas e únicas. Destaque para os filtros de Super vivid que melhora as cores, Fish-eye que simula uma lente olho de peixe e o High Dynamic Range ou HDR que tira 3 fotos com diferentes configurações e as combinam em um efeito único nas cores. Os demais efeitos de filtro disponíveis são:  Miniature Effect, Toy Camera Effect, Soft Focus, Monochrome, Poster Effect, Color Accent, Color Swap. Alguns desses filtros também estão disponíveis para uso no modo de filmagem, deixando seus vídeos com efeitos diretamente na câmera, sem precisar efetuar um tratamento em outro programa.

Botões de auxilio de zoom: Quando estamos efetuando um zoom é muito comum perdermos de cena o objetivo a ser fotografado, pois qualquer movimento de centímetros se torna algo de metros. Para ajudar o usuário, foram inseridos dois botões de atalhos: o primeiro ao ser pressionado reduz o zoom, apresentando um quadrado na tela, onde você deve novamente localizar e centralizar o objeto a ser fotografado; após soltar o botão, a câmera retorna ao nível de zoom que estava antes de pressionado, porém agora com o objeto em cena. O segundo botão ajuda a estabilizar a cena, reconhecendo automaticamente o objeto a ser fotografado e mantendo o mesmo no centro da imagem.

Atalhos para customizações: Existem 2 atalhos para configurações customizadas que podem ser utilizados para salvar configurações que deseja ter aceso rápido. Esses modos permitem que você configure praticamente todas as funções da câmera, incluindo o zoom, e tenha acesso a ele com apenas um toque. Por exemplo, você pode ter identificado algo que deseja fotografar que está a um nível de zoom 25x e você deseja uma foto preto e branco, porém você tem que aguardar o momento ideal e enquanto isso você deseja tirar outras fotos, então podemos salvar essas configurações customizadas e continuar usando a câmera. Quando você perceber que é a hora da sua foto customizada, basta escolher o atalho onde salvou a configuração e estará tudo pronto.

Estabilizador inteligente: O estabilizador de imagens foi nitidamente melhorado em comparação com seu modelo anterior, a PowerShot SX40. A Canon fez um ótimo trabalho com esse sensor que ajuda muito nas fotos sem tripé, principalmente quando estamos caminhando ao fazer um vídeo ou uma foto com o uso do zoom. É possível perceber facilmente quando se move a câmera que a vibração da imagem é mínima, mesmo para movimentos moderados, isso ajuda muito a não perder o foco da imagem. É realmente uma boa ajuda a forma com que esse estabilizador trabalha.

Visor LCD: Muitos profissionais não gostam de tirar fotos usando o visor LCD da câmera, mas para muitas pessoas ele é essencial, talvez pela praticidade. A SX50 possui um visor LCD de 2,8 polegadas e com uma ótima resolução, além disso a Canon acertou em cheio ao incluir um LCD de ângulo variável. Imagine aquele momento em que você deseja tirar uma foto com a câmera próxima ao chão ou a cima de sua cabeça, não teria como olhar no visor correto? O visor LCD da SX50 resolve essas questões, ele pode ser girado em diversos ângulos, permitindo que o usuário use sua imaginação e busque ângulos diferentes para suas fotos. O visor também pode ser virado para a frente da câmera, ideal para auto retrato.

Filmagens: Conforme informamos, a câmera permite filmes em FULL HD (1080p), porém não para por ai, permite ainda que sejam gravados vídeos em HD (720p), 640 x 480 a 30fps, 640 x 480 em super câmera lenta com 120fps e incríveis 240fps na resolução 320 x 240. De acordo com informações do fabricante, o vídeo em FULL HD consome cerca de 4MBytes por segundo, sendo possível gravar um único vídeo de até 4GB de tamanho ou 29:59 minutos e até 1 hora na resolução 640 x 480. O fabricante recomenda o uso de cartões SD Classe 6 ou superior para filmes longos em HD e FULL HD. A SX50 possui dois microfones posicionados no topo da câmera, próximo ao flash, são suficientes para uma captura de qualidade do som ambiente.

Conclusões

É inegável a qualidade e tecnologia da Canon SX50, mas isso tudo tem um preço e falaremos dele mais a baixo. Um fator importante que ainda não foi dito em nosso review, por estarmos falando de necessidades mais básicas, é a capacidade dessa câmera de gerar arquivos RAW, esse é um diferencial interessante nessa categoria e certamente que a médio prazo você pode querer aprender e dar um passo a mais nesse assunto.

As assistências tecnológicas do estabilizador inteligente, auxilio no zoom, seleção automática de cena são pontos positivos a serem levados em conta e o incrível zoom ótico de 50X é o maior da categoria.

Após ter em mãos uma câmera com esse zoom, muitas pessoas passam a ter interesse em outro tipo de fotografia, passando a buscar os detalhes de uma foto, natureza, pássaros, etc. Você deve pensar nisso ao avaliar a compra. Durante o tempo em que estive com essa câmera era difícil não querer fotografar coisas que antes nunca me interessaram e conseguir fazer isso de forma fácil, o que me agradou muito.

Talvez o principal ponto negativo da Canon SX50 seja seu preço nada atrativo. A câmera pode ser encontrada em grandes lojas de varejo do Brasil pelo preço sugerido pelo fabricante: R$ 2300,00. Sim, é bem salgado para um amador, porém é a mesma faixa de preço de suas concorrentes, como a Panasonic FZ200 e a Nikon P520. Para quem tiver facilidade de compras no exterior, é possível encontrar essa câmera em grandes lojas por um preço bem mais atrativo, em torno de $ 350,00, porém não são todos que possuem essa opção.

Mas, se serve para te ajudar a decidir se vale ou não o preço, você se lembra do nosso comparativo entre as lentes feito a cima? Vou te ajudar a recordar: O zoom da SX50 equivale a uma lente de 1200mm profissional. Essa frase não diz muito não é mesmo? Pois bem, se você tivesse uma câmera profissional e quisesse comprar uma lente de 1200mm da Canon, saiba que estaria comprando a lente mais cara e exclusiva do mundo, ela custa a bagatela de U$ 120.000,00 (sim, é dólar), foram fabricadas 2 por ano e teve sua produção encerrada em 2005. Hoje pode ser conseguida por encomenda, estima-se que existam apenas 20 no mundo. Se você quiser, tem uma sendo vendida aqui: Comprar.

Então caro leitor, cabe a você avaliar todos os benefícios e recursos que a Canon SX50 proporciona e quem sabe pechinchar um pouco o preço para conseguir essa ótima câmera. Com certeza você estará com um equipamento que irá proporcionar imagens de qualidade e com funções que estarão no topo da lista de mais avançadas por um bom tempo.

Mídias

Selecionamos algumas imagens e vídeos da SX50 na internet para que você possa conhecer ainda mais essa câmera fantástica, espero que gostem.

Fotos tiradas com a câmera:

Vídeos:

Mais informações

Se você chegou até o final desse artigo, querendo mais, deixamos ainda algumas sugestões de informações mais avançadas e detalhadas sobre a Canon SX50.

Informações direto do site do fabricante: site oficial da Canon.

Artigos sugeridos:

Analista de qualidade, mergulhador, trilheiro, fotógrafo amador e amante da tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top